Encontrar maneiras eficazes de atrair e engajar clientes é essencial. Uma estratégia poderosa e cada vez mais utilizada é a criação e distribuição de eBook. O conteúdo de hoje explora como e porque utilizar eBooks na sua estratégia de marketing em saúde pode gerar benefícios significativos para o seu negócio.
O que é um eBook?
O eBook, como você já deve saber – em uma explicação literal – é uma versão digital de um livro, que você faz o download para conseguir acessar de qualquer dispositivo eletrônico, como computadores, tablets e smartphones, por exemplo.
Por isso, atualmente, é um dos formatos mais utilizados dentro do marketing de conteúdo e se destaca como um formato popular.
Por que optar por eBooks?
Profundidade de conteúdo
Em contraste com as mídias sociais, na qual a comunicação precisa ser breve e objetiva, o eBook permite uma abordagem mais detalhada e completa sobre o tema escolhido.
Dessa forma, essa profundidade de conteúdo proporciona ao leitor uma experiência enriquecedora e informativa, aumentando a percepção de valor sobre a marca.
Confira: Conteúdo sobre saúde de qualidade: saiba como produzir e engajar para promover sua marca
Credibilidade e autoridade
Ao oferecer informações detalhadas e confiáveis, o eBook demonstra o conhecimento e a expertise da sua marca no setor de saúde. Isso fortalece a sua credibilidade e posiciona a sua empresa como uma autoridade no assunto, aumentando assim a confiança do público em seus serviços e produtos.
Então, vamos pensar da seguinte maneira: quando você procura um profissional ou uma marca para conseguir o produto ou serviço de que precisa, é normal que você busque algum tipo de garantia de que vai receber exatamente o que está procurando.
Saiba mais: Como aumentar o reconhecimento de marca da sua empresa da área de saúde
Informações educativas
Profissionais da saúde, como médicos, podem criar eBooks abordando temas relevantes para seus pacientes, como prevenção de doenças, tratamentos específicos e dicas de saúde, por exemplo.
Afinal, esse tipo de conteúdo educativo ajuda a esclarecer dúvidas e a fortalecer a relação de confiança entre o paciente e o profissional.
Vitrine de serviços
Operadoras de saúde, por exemplo, podem utilizar eBooks para fornecer informações detalhadas sobre seus serviços, esclarecer dúvidas comuns dos clientes e oferecer orientações sobre cuidados com a saúde.
Isso não apenas melhora o atendimento ao cliente, mas também posiciona a empresa como uma referência no setor.
6 vantagens do uso de eBooks no marketing em saúde
1. Relacionamento com o cliente
Um dos principais objetivos do eBook é estabelecer um relacionamento mais próximo com o cliente. Afinal, para baixar o material, o usuário geralmente precisa fornecer informações de contato, como nome e e-mail.
Esse processo permite um relacionamento contínuo e personalizado com esses potenciais clientes, o que, por sua vez, nos leva ao próximo benefício.
Acesse: Régua de relacionamento: como utilizar no marketing de empresas do setor de saúde?
2. Geração de leads qualificados
A troca de um eBook por informações de contato é uma maneira eficaz de gerar leads qualificados. Isso porque esses leads já demonstraram interesse pelo conteúdo oferecido, o que facilita a criação de campanhas de e-mail marketing direcionadas e mais eficazes.
Assim, ao nutrir esses leads com informações relevantes e úteis, aumenta-se a chance de convertê-los em clientes.
Saiba mais: 7 estratégias eficazes para gerar leads qualificados e convertê-los em clientes fiéis
3. Estratégia de Inbound Marketing
O eBook é uma ferramenta poderosa dentro do Inbound Marketing. Afinal, ele permite que a sua empresa atraia, converta, feche e encante clientes.
Um eBook bem estruturado, que ofereça conteúdo de qualidade, é uma excelente maneira de engajar o público, bem como criar um vínculo duradouro com a marca.
4. Educação e informações detalhadas
Os eBooks são ideais para educar os seus leitores sobre tópicos complexos. Assim como citamos, essa educação contínua ajuda a manter os leitores informados e mais propensos a confiar na sua marca.
5. Acessibilidade e conforto
Esse tipo de material é facilmente acessível a qualquer hora e em qualquer lugar. Ou seja, os leitores podem baixar e ler o conteúdo conforme a conveniência deles, seja no trabalho, em casa ou em deslocamento. A facilidade de acesso aumenta as chances de o conteúdo ser consumido integralmente.
Confira também: Qual a diferença entre endomarketing e comunicação interna?
6. Diversidade de formatos
Um eBook pode ser adaptado para diferentes formatos e dispositivos, como PDFs, ePubs e MOBI, por exemplo, tornando-os versáteis e acessíveis para uma ampla gama de leitores. Essa flexibilidade garante que seu conteúdo alcance o maior número possível de pessoas, independentemente do dispositivo que elas usam.
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- Produção de vídeo em saúde: um meio animado de exibir seu negócio da área da saúde
- TikTok para empresas de saúde: uma ótima oportunidade para alcançar diferentes públicos
Mas vale a pena investir em eBooks?
Se o seu intuito é trabalhar o Inbound Marketing da melhor maneira possível, a resposta é sim! Afinal, com um eBook bem estruturado, que disponibilize um conteúdo de qualidade e uma estratégia para o pós-download todo o seu tempo e investimento terá um ótimo retorno.
Acesse também: Social listening como estratégia para o marketing da sua empresa de saúde; saiba como usar!
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Antes de ir, confira: Por que sua empresa deve investir em endomarketing