Parece fácil definir os objetivos do marketing, mas, na prática, não costuma ser. Ainda mais para quem está começando. Afinal, planejar a estratégia digital de uma empresa inclui vários passos. Quando se trata do setor de saúde então, isso exige ainda mais dedicação.
É preciso, por exemplo, verificar os recursos disponíveis, criar a persona, estudar o cenário em que seu negócio se encontra e definir o objetivo do plano de marketing, tudo isso sem deixar de considerar as especificidades da publicidade em saúde.
Seja você é um gerente de marketing da empresa, dono ou profissional da saúde, é preciso saber como estruturar uma estratégia para conseguir ações mais assertivas. Tudo bem, você pode pensar que seu objetivo é aumentar as vendas. No entanto, isso pode incluir outras metas que ajudarão a definir as ações necessárias para alcançar essa grande meta.
Muitas vezes, existem objetivos maiores que incluem várias pequenas metas que podem ser de curto, médio e longo prazos, por exemplo. Elas servem como um direcionamento. Ou seja, após traçar um objetivo, um lugar em que você quer chegar ou algo a se conquistar, é possível analisar e considerar ações que o levarão até o resultado esperado.
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Após definir os objetivos da sua estratégia, você consegue mensurar e verificar o que está funcionando e o que não está. Isso acontece porque, dependendo do seu objetivo, o formato, o canal e a periodicidade da comunicação podem mudar.
Assim sendo, a etapa de definir seus objetivos é extremamente importante e deve ser prioridade.
7 principais objetivos do marketing em saúde
Para ficar mais claro, vamos citar alguns objetivos que você pode considerar dentro de uma estratégia de marketing digital.
1. Aumento das vendas
Ampliar os resultados comerciais é um dos objetivos mais comuns com o marketing digital. Isso pode ser feito ao criar uma loja virtual, por exemplo. Mas também é possível conquistar esse objetivo a longo prazo com outras estratégias, como investimento em mídia paga e marketing de conteúdo.
2. Reconhecimento de marca
Se sua empresa está começando a entrar no mundo digital, é necessário construir a percepção de marca na web. Isso é possível à medida que se cria e estrutura um site, blog e redes sociais, pois, dessa forma, conteúdos relevantes chegam ao público.
O importante é fazer a marca ganhar visibilidade e popularidade com as pessoas certas. Para isso, é necessário ter a persona bem definida. Campanhas no Google Ads, LinkedIn Ads e Facebooks Ads também ajudam nessa estratégia.
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3. Aumentar a visibilidade de produtos ou projetos
Às vezes, você tem algum serviço ou projeto novo e quer aumentar a visibilidade dele para assim conquistar novos clientes.
Por exemplo, um departamento do hospital que você quer dar destaque ou um programa de gestão de saúde da sua consultora que é mais importante para a empresa atualmente. Isso é parecido com o reconhecimento de marca, mas um pouco mais específico.
4. Geração de leads
É preciso entender quem são os interessados e quem são os potenciais clientes, ou seja, os leads. O marketing digital tem ferramentas e canais que ajudam na geração desses possíveis clientes, mas para isso é necessário criar uma estratégia para captar e nutrir os leads.
Uma landing page para baixar um ebook, por exemplo, é uma forma de gerar leads.
Saiba mais: 7 estratégias eficazes para gerar leads qualificados e convertê-los em clientes fiéis
5. Reter e fidelizar clientes
Em muitos casos, o objetivo principal é reter quem você já conquistou uma vez. Fidelizar os clientes diante da concorrência é um grande desafio e existem estratégias específicas que ajudam nisso, por exemplo, campanhas de remarketing e comunicação constante com e-mail marketing.
Veja: Saiba quando usar e-mail marketing ou newsletter na sua estratégia digital
6. Manter boa relação com os clientes
O marketing de relacionamento é importante para se fazer presente e manter as boas relações. Afinal, construir um diálogo com o público de forma transparente é importante para criar uma relação positiva com os consumidores.
Isso pode ser feito com newsletters educativas, interações em redes sociais e conteúdos no blog, por exemplo. Pequenas atitudes fazem a diferença na imagem da sua empresa.
7. Ser referência
Criar uma imagem de autoridade na sua área de atuação ajuda a dar mais credibilidade para a empresa ou o profissional da saúde. Isso não só aumenta a confiança na marca, mas também aumenta a possibilidade do lead contratar o serviço.
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Ao escolher os objetivos, é preciso definir também prazos para conseguir mensurar os resultados. Além disso, é importante dosar a quantidade de objetivos, pois não é possível atirar para todos os lados e querer tudo ao mesmo tempo.
O ideal é começar escolhendo objetivos prioritários para que, depois de conquistados, você consiga passar para outras metas. Por exemplo, se acabou de entrar no ambiente digital não dá para colocar aumento de vendas como principal meta. Em primeiro lugar, você precisa ganhar autoridade de marca.
Desafios do marketing no setor da saúde
No competitivo setor de saúde, as empresas enfrentam uma série de desafios específicos ao definir objetivos e implementar estratégias de marketing. Entre os mais significativos estão as regulamentações rigorosas e a necessidade de manter uma comunicação ética.
Regulamentações
O setor de saúde é altamente regulamentado para proteger os direitos dos pacientes e garantir a qualidade dos serviços. Por isso, as empresas precisam estar cientes das leis de proteção de dados, como a LGPD no Brasil, que impõem limites rigorosos sobre como os dados dos pacientes podem ser coletados, armazenados e utilizados.
Além disso, as regras de publicidade para produtos farmacêuticos e dispositivos médicos são extremamente específicas, proibindo promessas irrealistas ou informação enganosa.
Ética na comunicação
Além das regulamentações legais, as empresas de saúde enfrentam a necessidade de estabelecer uma comunicação ética. Afinal, isto é essencial para manter a confiança do paciente e a integridade da marca.
Portanto, os profissionais de marketing devem combater a exploração de medos ou a disseminação de informações não comprovadas. É vital discutir estratégias para desenvolver campanhas que respeitem a dignidade e a privacidade dos pacientes, enquanto educam e informam o público de maneira transparente e honesta.
Confira também: Régua de relacionamento: como utilizar no marketing de empresas do setor de saúde?
Embora os desafios de marketing no setor de saúde sejam complexos e repletos de regulamentações estritas, contar com uma agência especializada em marketing e comunicação em saúde pode tranquilizá-lo.
Por isso, conte com a Wellmaker. Nossos profissionais são altamente qualificados e estão preparados para garantir que o conteúdo produzido seja não apenas eficaz, mas também alinhado com as normas éticas e legais vigentes.
Os objetivos de marketing digital da sua empresa estão bem definidos? Se tiver alguma dúvida, converse com a gente! Estamos à disposição para ajudar.