Você já deve ter ouvido falar de storytelling e, se acha que não, apenas não reconhece esse termo em inglês. A tradução literal para a nossa língua significa “contar história” e no mundo da propaganda vem sendo utilizada há anos, principalmente em campanhas de datas comemorativas (esse é o storytelling no marketing digital).
O conceito é criar uma história, que não precisa ser real, mas emocionante e envolvente para conquistar a atenção do seu público. Por meio dela, você promove a sua marca e ainda compartilha informações e ideias necessárias para quem precisa entendê-las.
Contando histórias no mundo digital
É claro que no marketing digital, por meio do qual nos aproximamos e criamos um relacionamento mais direto com o consumidor – e também no qual um dos recursos mais utilizados é o vídeo –, essa estratégia não ficaria de fora.
Uma narrativa eficiente e visual, com um personagem central que crie empatia e diálogos mais realistas, pode ser ideal para aumentar o conhecimento sobre a sua marca e fidelizar os clientes.
Mas é bom lembrar que a história precisa despertar as emoções certas e apresentar algum tipo de conflito que será resolvido pelo seu produto ou serviço, mesmo que seja de forma sútil. Assim, você pontua qual é a relevância do que você oferece para uma situação em que há identificação.
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Ou seja, no marketing digital, o storytelling serve como uma ferramenta estratégica para engajar o público, transmitir valores e diferenciar produtos ou serviços em um mercado competitivo.
As histórias têm o poder de humanizar sua marca e criar uma experiência memorável. Por exemplo, uma campanha digital que conta a jornada de um cliente superando desafios com a ajuda de um produto pode ser mais eficaz do que simplesmente listar as características.
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Como o storytelling se encaixa na área da saúde
Como já falamos anteriormente, um dos objetivos do marketing médico é o de informar a população geral sobre doenças e tratamentos que podem ser difíceis de compreender. Ao mesmo tempo, esperamos que as pessoas sigam dicas de saúde e adotem hábitos mais saudáveis.
Por meio de uma situação realista e um personagem que consegue se comunicar em uma linguagem mais informal, os resultados se mostram positivos, pois os pacientes conseguem compreender muito melhor tudo acerca da condição abordada.
Afinal, pacientes e profissionais da saúde frequentemente enfrentam situações carregadas de emoções e incertezas, e as histórias podem ajudar a simplificar informações complexas e tornar as comunicações mais relativas e menos intimidadoras.
Por exemplo, compartilhar histórias de pacientes que superaram doenças com a ajuda de tratamentos específicos pode contribuir para que outras pessoas na mesma condição visualizem seus próprios caminhos para a recuperação e incentivar escolhas informadas sobre tratamentos.
Nesse sentido, assistir a uma cena que mostre as consequências dos maus hábitos e das doenças acarretadas por eles, por exemplo, costuma ser mais eficiente e persuasivo para entender como as mudanças podem contribuir para a saúde e qualidade de vida. Além disso, cria-se uma proximidade maior entre a clínica/profissional por trás da narrativa e o paciente por meio das emoções despertadas.
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5 estratégias eficazes para storytelling no marketing digital e médico
Ao criar histórias que são significativas, e ricas em emoções, as marcas podem transcender a comunicação convencional e verdadeiramente conectar-se com seus públicos em um nível mais profundo. Então, incorporar o storytelling em sua estratégia de marketing pode ser um dos passos mais transformadores para alcançar resultados notáveis em qualquer área de atuação. Veja algumas de nossas dicas:
1. Conheça seu público
Compreender seu público é crucial. No marketing médico, isso significa entender as preocupações, esperanças e desafios dos pacientes. No marketing digital mais amplo, o storytelling envolve conhecer as preferências, interesses e comportamentos dos consumidores. Essa compreensão ajuda a moldar histórias que ressoam verdadeiramente com o público.
2. Use personagens relatáveis
As histórias devem incluir personagens com os quais seu público se identifica. No marketing médico, isso pode ser um paciente, um médico, ou familiares de pacientes, por exemplo. No marketing digital geral, pode ser um consumidor típico ou um representante da marca que compartilha valores com o público.
3. Foque em emoções
Histórias que evocam emoções tendem a ser mais memoráveis e persuasivas. Afinal, a emoção é um componente chave que pode motivar a ação, seja ela marcar uma consulta médica ou comprar um produto.
4. Mantenha a autenticidade
As histórias devem ser autênticas e críveis. No marketing médico em especial, é essencial aderir à verdade e precisão, dada a natureza sensível das informações sobre saúde.
5. Inclua um clímax e uma resolução
Uma boa história tem um clímax emocionante e uma resolução clara. No marketing médico, a resolução poderia ser a melhoria na saúde do paciente ou uma nova descoberta médica que muda vidas, por exemplo.
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