Nos últimos anos, a presença digital se tornou indispensável para qualquer segmento de negócio. E, além da produção de um bom conteúdo, para garantir a visibilidade e vencer a concorrência, é preciso investir no seu alcance.
Assim, as campanhas de mídias sociais ganharam muito destaque. Mas não são a única forma de aumentar a audiência. O impulsionamento de posts é tão importante quanto e, dependendo do objetivo, pode ser ainda mais eficaz.
Com isso em mente, vamos explorar neste conteúdo as diferenças entre os dois recursos e quais são as vantagens de impulsionar as suas publicações.
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O que é o impulsionamento de post?
Nos primórdios do marketing digital, o tráfego orgânico ainda era muito eficiente e as publicações dependiam, quase que exclusivamente, da qualidade do conteúdo.
No entanto, com as mudanças nos algoritmos, esse alcance natural foi reduzido. Por isso, mesmo que as estratégias orgânicas, ainda que sejam muito valiosas, precisam estar combinadas a outros recursos.
Nesse contexto, o impulsionamento de post nada mais é do que o investimento em uma postagem realizada no feed da sua rede com o objetivo de ampliar o alcance e levá-la para um público específico e determinado.
Ou seja, além de aumentar as chances de a publicação chegar até os seus seguidores, ela será exibida também para outras pessoas possivelmente interessadas.
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Campanha x Impulsionamento
Apesar de ambos os recursos serem importantes na estratégia de marketing digital do seu negócio, criar uma campanha e impulsionar um conteúdo são ferramentas que têm algumas diferenças, a começar pelo objetivo. A especialista em marketing digital da Wellmaker, Alicia Martins, explica:
“Ao impulsionar uma publicação, temos três objetivos principais: visitas ao perfil, visitas ao site e enviar uma mensagem. Enquanto ao criarmos uma campanha podemos escolher entre pelo menos seis ou sete objetivos: alcance, tráfego, engajamento, visualizações de vídeo, gerações de leads e conversões no site”.
Isso significa que o impulsionamento visa gerar mais seguidores, impacto e alcance imediato para um conteúdo, além de engajamento na publicação e nas plataformas da empresa. Já uma campanha é pensada como um anúncio, com foco em conversões e interações com a marca.
Outras características que se diferem são:
- quantidade: enquanto o impulsionamento é a partir de um post do feed, a campanha inclui pelo menos cinco anúncios criativos, veiculados como dark posts (ou seja, não precisam estar publicados);
- otimização: as campanhas permitem diversas otimizações conforme análise da performance, como alteração de legenda e inclusão/pausa de criativos. Ao impulsionar um post pronto, só conseguimos ajustar o público.
- verba e período: turbinar um conteúdo da página exige menos verba e, geralmente, roda por uma semana. Já campanhas duram até meses e necessitam de mais investimento.
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Por que impulsionar uma publicação?
O impulsionamento pode ser usado de forma pontual ou em todos os conteúdos, mas é um recurso importante para fortalecer a sua presença e estratégia nas redes sociais por apresentar vantagens como:
Brand Awereness
Por impactar uma audiência ainda maior, incluindo pessoas que não seguem as suas redes, o impulsionamento é uma maneira efetiva de aumentar o reconhecimento de marca e atrair novos seguidores. Inclusive, para empresas que ainda estão começando uma presença digital essa é uma ótima maneira de construir reputação.
Segmentação e alcance
Como o recurso permite uma definição estratégica do público-alvo por características específicas, é certeiro em ofertar um conteúdo relevante para quem está em busca do tema. Assim, além de um maior alcance entre os seguidores e potenciais clientes, melhora os resultados da página e pode até mesmo trazer novos leads qualificados.
Engajamento
Atualmente, com tanta informação disponível, um dos desafios das marcas é manter sua audiência interessada. Impulsionando suas publicações, você pode aumentar as interações no conteúdo, gerando mais compartilhamentos, reações e comentários.
Para garantir a eficiência no impulsionamento, também é essencial sempre monitorar métricas e indicadores de todas as publicações, com base nos objetivos, e aplicar as adequações necessárias.
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