Já parou para pensar que toda hora que vamos nos comunicar, inconscientemente consideramos que existe um destinatário para nossa mensagem? Com isso, acabamos adaptando o conteúdo e a forma de apresentá-lo de acordo com o contexto. Na prática, isso é definir um público-alvo para essa finalidade em específico.
Do mesmo modo, uma estratégia de marketing digital também precisa ter bem estabelecida qual será o público-alvo. No entanto, nem sempre isso é simples e óbvio. Portanto, é preciso mais do feeliing para alcançar o sucesso esperado. Logo, vale tirar uns minutinhos para entender de verdade do que estamos falando quando falamos de público-alvo.
Qual a melhor definição de público-alvo?
De forma resumida, o público-alvo é o recorte que forma um grupo de clientes ou consumidores em potencial da sua marca ou produto. Quando pensamos em empresas B2C, isso pode levar em conta aspectos como idade, gênero, composição familiar, estilo de vida, renda ou comportamento de consumo.
Dessa forma, um laboratório que vende medicamentos isentos de prescrição ou dermocosméticos deve orientar a definição do seu público-alvo a partir de quem tem mais chance de adquirir tais produtos. Para ilustrar, é pouco provável que alguém sem filhos se interesse por um remédio infantil para a febre.
O conceito de público-alvo também pode ser utilizado por empresas B2B, com algumas adaptações. Assim sendo, saem informações demográficas e de comportamento e entram no porte do negócio, média de faturamento e segmento de atuação.
Em outro exemplo, o público-alvo de uma gestora de planos de saúde poderia ser composto por empresas que querem continuar oferecendo tal benefício para os seus colaboradores, mas estão preocupadas com os custos crescentes da assistência.
Dessa forma, com a definição do público-alvo é possível pensar em estratégias mais certeiras, centradas naquele recorte que você quer efetivamente atingir. Isso aumenta as chances de sucesso e torna todo o investimento em marketing mais inteligente e eficiente em todos os canais.
Público-alvo e persona são a mesma coisa?
Não necessariamente. Embora andem lado a lado, público-alvo e persona costumam indicar coisas diferentes dentro de uma campanha de marketing digital.
Público-alvo
Por se tratar de uma definição de segmento de mercado, a definição de público-alvo costuma ser, em tese, mais genérica. Assim, acabam entrando no mesmo guarda-chuva pessoas que são parecidas dentro daquele recorte, mas que não são iguais sempre.
Persona
Já a persona é uma projeção mais detalhada de quem a marca quer atingir com suas campanhas. Com isso, estabelecer um persona envolve definir um perfil complexo de uma pessoa, incluindo seus gostos, hábitos, necessidades e interesses.
Com isso, a marca tem para onde apontar sobre quem ela quer interagir com suas mensagens, tornando toda a comunicação menos artificial e excessivamente genérica. Se a sua persona é jovem, é mais provável que ela consuma vídeos engraçados do Tik Tok do que comerciais sérios no intervalo da TV, por exemplo.
Ao mesmo tempo, o ideal é que tanto persona quanto público-alvo sejam itens de um planejamento. Tais conceitos atendem etapas diferentes da estratégia de marketing e têm funções diferentes dentro dos objetivos propostos.
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Quais os passos básicos para definir seu alvo?
Na hora de definir o público-alvo, é essencial partir de dois pressupostos básicos: a composição desse recorte deve se dar com base em dados e informações de mercado e deve ser o mais específica possível. Ou seja, não adianta ser abrangente demais, nem escolher com base apenas em ”achismos”. Com isso em mente, é preciso seguir alguns passos:
- Analise o mercado para entender as necessidades e comportamentos dos consumidores, ver como a concorrência atua e quais oportunidades podem surgir disso.
2. Considere que soluções você pode oferecer e quais lacunas sua empresa pode preencher.
3. Reúna dados e defina segmentos de atuação em busca daqueles mais atrativos para o seu negócio (ferramentas como o Google Analytics podem ser úteis nessas horas).
4. Descreva seu público-alvo com base nesses segmentos e desenhe estratégias específicas para atingi-los da melhor forma.
5. Atualize sempre que necessário o seu público-alvo, sobretudo de acordo com as mudanças do mercado. Muitas vezes determinados segmentos deixam de existir enquanto tendências podem aparecer e serem aproveitadas.
Definir um público-alvo não é uma ciência exata, claro. Porém, isso não significa ignorar o cuidado necessário para analisar os dados que o mercado dispõe e, com isso, obter bons resultados com toda a sua estratégia de marketing digital.
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