Você e sua marca estão preparados para 2024? A cada ano, surgem novas tecnologias e novos cenários no mercado, que influenciam as empresas e o consumidor. Com a evolução contínua do panorama digital, por exemplo, o marketing online está passando por uma transformação significativa. E agora as empresas precisam planejar o próximo ano. Então, para te ajudar nesse planejamento, separamos abaixo algumas das principais tendências de marketing digital para 2024.
A princípio, saiba que a alta dos preços, o encarecimento da vida e a imprevisibilidade na procura por produtos e serviços estão influenciando a forma como os consumidores gastam e o que necessitam. Portanto, compreender precisamente os desejos dos consumidores é essencial para realizar investimentos estratégicos inteligentes e fortalecer a ligação com o público-alvo.
9 tendências do marketing digital para 2024
À medida que nos aproximamos de 2024, é essencial que as empresas se adaptem às tendências emergentes no campo do marketing digital. Afinal, as estratégias de marketing eficazes são aquelas que conseguem envolver o público-alvo de maneira autêntica e construir relacionamentos duradouros com os clientes. Por isso, aqui estão 9 tendências de marketing digital para 2024 que os profissionais de marketing devem considerar.
1. Qualidade acima de quantidade
De acordo com uma pesquisa da Statista, as tendência no mundo do marketing digital para o ano de 2024 apontam cada vez mais para a valorização da qualidade em detrimento da quantidade. Isso ocorre porque um a cada cinco consumidores tem preocupações sobre a crise do custo de vida e dificuldade em pagar as contas fixas.
Por isso, as marcas estão percebendo a importância de investir em estratégias de conteúdo mais refinadas e direcionadas. A criação de materiais de alto valor, que gerem um impacto duradouro e fortaleçam o relacionamento com o público-alvo, está se tornando fundamental nas campanhas bem-sucedidas.
Uma estratégia eficiente inclui:
- Investir na promoção de produtos de alta qualidade;
- Criar estratégias de precificação que considere a realidade financeira do público-alvo;
- Diferenciar sua estratégia entre as gerações;
- Incorporar a reciclagem em produtos, sempre que possível.
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2. Ética e sustentabilidade andarão lado a lado
A sustentabilidade e a ética estão assumindo o centro das decisões. A sustentabilidade já não é mais apenas uma palavra da moda. Afinal, os “Consumidores Éticos” optarão por comprar de marcas que baseiam suas ações nos pilares ESG, mesmo durante momentos desafiadores.
As marcas devem investir em sustentabilidade, adotando mensagens eficazes, estratégias de branding sustentável e preços competitivos, a fim de capturar o consumidor moderno consciente socialmente. Neste contexto, a qualidade das práticas sustentáveis e a transparência ética emergem como fatores-chave para ganhar a confiança e a preferência desses consumidores cada vez mais engajados com questões ambientais, sociais e de governança.
3. Maior presença dos “Zentusiastas”
A busca por alívio do estresse e da ansiedade também está na lista de tendências do marketing digital para 2024. Liderada principalmente pela Geração Z e pelos Millenials, essa tendência indica o quanto essas gerações estão reconhecendo os crescentes fatores estressores em suas vidas.
Ou seja, os “Zentusiastas” estão procurando ativamente conforto por meio de gurus de saúde online que promovem o autocuidado e terapias alternativas.
Portanto, as empresas precisam desenvolver ofertas que ajudem os “Zentusiastas” a relaxar, ao mesmo tempo que estabelecem parcerias com influenciadores para conquistar uma nova base de clientes.
Invista, então, em parcerias com influenciadores autênticos, conteúdo direcionado ao bem-estar e em produtos de autocuidado.
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4. Adeus à publicidade genérica
Como uma das fortes tendências de marketing digital para 2024, o adeus à publicidade genérica é uma realidade. Os consumidores não estão tão preocupados com a privacidade dos dados se isso significar receber conteúdo e experiências personalizadas em troca.
Os “Defensores de Dados” desejam anúncios adaptados aos seus interesses, localização e preferências de estilo de vida. Portanto, as empresas que não adaptarem suas campanhas correm o risco de serem ignoradas pelos consumidores. Além disso, quando executada de forma eficaz, a personalização pode ser uma maneira poderosa de atrair novos clientes, em vez de afastá-los.
Para alcançar o sucesso nessa estratégia, será fundamental:
- Abraçar a hiper personalização;
- Construir uma confiança totalmente transparente;
- Aumentar o conteúdo gerado ao usuário.
A utilização de inteligência artificial e análise de dados avançada possibilita a segmentação precisa do público-alvo, permitindo às marcas oferecer campanhas altamente direcionadas e personalizadas.
5. Publicidade em vídeo e em mídias sociais continuará crescendo
De acordo com a Goodway Group, a publicidade em vídeo e as trends de mídias sociais seguem em alta. Portanto, são ótimas estratégias para quem quer reconhecimento de marca. Nesse ponto, a Statista estima que, até 2025, os gastos com tendências de publicidade em vídeo atinjam 91 bilhões de dólares.
Os vídeos proporcionam uma maneira envolvente de contar histórias e demonstrar os valores e a personalidade da marca de maneira atraente. Além disso, com a popularidade crescente das transmissões ao vivo, as marcas estão aproveitando esse meio dinâmico para se conectar de forma mais autêntica e imediata com seus clientes.
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6. Realidade aumentada e virtual podem ser um sucesso
De acordo com a Dotsquares, a tecnologia de realidade aumentada está sendo cada vez mais usada pelas empresas para oferecer uma experiência imersiva aos usuários em tempo real. Então, com o aumento do número de usuários que optam por serviços online, o uso da realidade aumentada também tende a crescer.
As empresas que utilizam essa tecnologia terão vantagem competitiva e poderão se destacar na era digital, oferecendo aos usuários uma maneira simplificada de acessar serviços e conhecer os produtos.
Apesar de os óculos de realidade virtual e aumentada ainda serem caros e terem um número limitado de usuários, a tendência é que, com o aumento do número de dispositivos, a realidade virtual também se torne uma estratégia benéfica.
7. Pesquisas por voz serão mais comuns
Com o aumento do uso de dispositivos inteligentes como Amazon Alexa e Google Home, o marketing dependerá mais das buscas por voz precisas.
Portanto, essa será uma ótima técnica para tornar seu site mais visível, voltado para dispositivos móveis, além de amigável ao usuário. Lembre-se de que há a necessidade de otimizar o conteúdo para pesquisa por voz e focar em palavras-chave de cauda longa para torná-las amigáveis e conversacionais. Ou seja, as empresas precisarão modificar suas estratégias de SEO para consultas baseadas em voz, já que mais usuários recorrem a comandos de voz para encontrar informações e serviços.
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8. Maior presença de IAs e Chat Bots
O uso de chat bots e Inteligências Artificiais (IAs) está ligado às tendências do marketing digital para 2024, pois refletem a crescente demanda por interações personalizadas e imediatas com os consumidores.
Com a rápida evolução das tecnologias de IA, os chat bots estão se tornando mais sofisticados, capazes de oferecer experiências de atendimento ao cliente altamente eficientes e personalizadas. Além disso, as IAs estão sendo empregadas para analisar grandes conjuntos de dados e fornecer insights valiosos para as estratégias de marketing.
Portanto, espera-se que em 2024, o marketing digital seja fortemente impulsionado pela capacidade das IAs de prever comportamentos de consumo, facilitar a personalização de campanhas e oferecer soluções inovadoras, impulsionando a otimização de conversões e a satisfação do cliente.
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9. A privacidade dos dados continuará em foco
Em 2024, a privacidade de dados continua a ser uma das principais tendências no campo do marketing digital. Afinal, com a implementação cada vez mais rígida de regulamentações globais de proteção de dados, as empresas estão adotando abordagens proativas para garantir a segurança das informações dos consumidores.
Portanto, será preciso estratégias centradas na transparência, no consentimento, na confiança e no respeito pela privacidade. Neste ambiente em constante evolução, a proteção da privacidade não é só um requisito legal, mas também uma oportunidade para as marcas demonstrarem seus valores e compromisso com a segurança dos dados dos clientes. A gestão destes dados para personalizar a entrega aos clientes também é fundamental ao falar desta tendência.
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À medida que nos aproximamos de 2024, é evidente que o marketing digital está evoluindo e as tendências mencionadas oferecem às marcas uma oportunidade única de se destacar em um mercado altamente competitivo. Portanto, ao adotar essas tendências emergentes e integrá-las de maneira estratégica em suas campanhas de marketing, as empresas podem fortalecer sua presença online e estabelecer conexões mais profundas com seu público-alvo.
Além de todas essas estratégias, lembre-se que o humor no conteúdo, a comunicação inclusiva e diversa, bem como a humanização já são pautas quentes no mundo do marketing digital e continuarão dentro da lista de tendências para 2024.
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