Muito mais barato do que as mídias de publicidade tradicionais, o marketing digital também pode ser muito mais efetivo para as operadoras de planos de saúde. Seja seu objetivo reconhecimento de marca, engajamento ou geração de leads para aumentar as vendas, o marketing digital consegue direcionar conteúdos e ofertas de forma estratégica.
Os hábitos de consumo mudaram nos últimos anos, por isso é importante se atualizar para não ficar para trás. Além de ser fundamental se digitalizar para conseguir se comunicar e alcançar o público, é necessário se diferenciar da concorrência em meio a um mercado em crise. Isso porque a quantidade de clientes dos planos de saúde caiu desde 2015. Durante a pandemia, por exemplo, o número de beneficiários de planos de saúde sofreu uma baixa de 283 mil vínculos entre abril e maio de 2020. O dado foi divulgado pelo IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar).
De acordo com o boletim, a perda de beneficiários ocorreu devido à queda dos planos individuais. Em maio de 2020, havia 8,95 milhões de clientes; já no mesmo mês em 2019, havia 9,04 milhões. Nos planos empresariais, por exemplo, foram 61 mil vínculos a menos. A modalidade de coletivos por adesão foi a única com crescimento, com 38 mil novos associados, alta de 0,6% na variação de 12 meses.
Apesar dessa queda em 2020, dados de 2023 da IESS indicam um crescimento no número de clientes nas operadoras de saúde, mas, com prejuízos operacionais. Esse cenário mostra um grande desafio e diante dessa realidade é preciso pensar de maneira estratégica.
Por que investir em marketing digital?
A American Marketing Association define o marketing digital como qualquer método de marketing realizado por meio de dispositivos eletrônicos. Isto é, ações de marketing realizadas on-line. Isso pode incluir sites, blogs, redes sociais, vídeos, e-mail, entre outros canais e ações. Portanto, existem inúmeras possibilidades para as marcas e tudo pode ser mensurado de forma mais assertiva.
Em contraste com o método tradicional, o marketing digital é um processo dinâmico e em constante mudança. Mas por que investir nisso? O marketing digital permite que as empresas alcancem os clientes durante atividades diárias, a qualquer momento. Com isso, é possível obter vários benefícios, como:
- Reconhecimento de marca;
- Humanização da marca;
- Relacionamento positivo com clientes;
- Transparência;
- Geração de leads;
- Maior tráfego;
- Mais vendas.
Portanto, é necessário estar onde as pessoas estão. Principalmente, depois da pandemia do coronavírus, mais do que nunca o brasileiro está acessando a internet pelo celular e pelo computador para ver redes sociais e fazer buscas. E a transformação digital em saúde está tomando um caminho sem precedentes.
Em uma pesquisa da Cognizant de 2021, as interações digitais com os planos de saúde dobraram em relação às interações tradições para todas as faixas demográficas, crescendo quase 25% desde a pesquisa de 2018. Além disso, devido à facilidade do acesso e contato digital, a satisfação aumentou 23%. Ou seja, com a facilidade em se comunicar digitalmente, aumenta a satisfação dos usuários e abre-se um campo de possibilidades no marketing digital para as operadoras de saúde.
Além disso, a pesquisa também mostrou que clientes de todas as faixas etárias consideram que a disponibilidade de ferramentas digitais é importante na hora de escolher um plano.
Aproveite e confira: Como ter uma estratégia efetiva de Inbound Marketing para o setor de saúde
Agora, sabendo disso tudo, vamos às dicas práticas!
5 dicas de marketing digital para operadoras de saúde
1. Desenvolver um bom planejamento de marketing digital
Um bom planejamento faz o diagnóstico atual da empresa, do mercado, analisa as necessidades, traça objetivos, mapeia personas, define metas e indica planos de ação que envolvem variados canais. Em seguida, após a pesquisa e o alinhamento, é possível definir quais ações e quais canais são as melhores estratégias. O planejamento não é algo simples, mas se bem feito, pode gerar muitos resultados.
2. Ter um bom site
Um site pode ser um incrível canal para expor a marca, gerar leads e vender mais. Para isso, ele precisa ser bom. E o que é um site bom? Confira algumas dicas: ele precisa ser rápido, responsivo, otimizado para SEO (Search Engine Optimization), ter otimizações de conversão, design atraente, mas adequado para dispositivos móveis, ser seguro, ter formulários estratégicos, entre vários outros fatores.
Saiba mais: Conheça 6 erros comuns de SEO que você deve evitar
3. Marketing de conteúdo de qualidade e relevante
Sabia que 54% dos consumidores desejam ver mais conteúdo de uma marca ou empresa que apreciam? Esse dado é da HubSpot e mostra a importância de produzir conteúdo, e como isso pode gerar oportunidades para as operadoras de planos de saúde. Ao distribuir informação de qualidade de forma estratégia em diversos canais, como blogs, redes sociais, e-mail marketing, e-books e infográficos, os leitores se informam e isso gera conhecimento da marca, aumento do tráfego, geração de leads e mais clientes.
Para operadoras de saúde, o marketing de conteúdo mostra credibilidade e atrai novos clientes. Eles podem ser dicas sobre como prevenir doenças e como se alimentar melhor, por exemplo, mas também entram aqueles mais institucionais sobre serviços e a marca. O tipo de conteúdo muda de acordo com a etapa da jornada do cliente e pode ser usado no inbound marketing.
Confira: Como ter uma estratégia efetiva de Inbound Marketing para o setor de saúde
4. Investir em anúncios digitais
O alcance orgânico nas redes sociais está cada vez menor. E a estratégia de SEO de um site para aparecer organicamente é muito importante, mas geralmente com resultados a longo prazo. Por isso, é fundamental também investir em anúncios de forma estratégica para ter resultados de forma mais rápida. Com ferramentas como Google Ads, LinkedIn Ads e Facebook Ads, por exemplo, é possível segmentar públicos e localizações que você queira atingir.
Com anúncios no Facebook e no Instagram, por exemplo, você produz um conteúdo e ele vai aparecer no feed de pessoas que correspondem ao público que você quer atingir, que podem ser os beneficiários dos planos. O LinkedIn Ads é uma ótima forma de atingir empresários ou pessoas de Recursos Humanos, responsáveis pela contratação de uma operadora de saúde para oferecer um plano para seus colaboradores.
5. Analise os resultados e teste sempre
Depois de planejar bem a estratégia e praticar as ações de acordo, faltará analisar os resultados. Isso é muito importante para conseguir medir o que está funcionando, o que não está e fazer modificações nas ações ao longo do tempo. No marketing digital, não existe uma fórmula secreta, então é preciso testar conteúdos, testar criativos, horários, assuntos, tudo para conseguir alcançar os melhores resultados possíveis. Por isso, a produção de relatórios e a sua análise são muito relevantes.
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