Com as mudanças no acesso à informação e no comportamento das novas gerações, o mercado de trabalho vem passando por grandes transformações.
Se antes as empresas impunham critérios rígidos de recrutamento, hoje são os candidatos que exercem seu direito de escolha com base em valores pessoais e condições de trabalho.
Por isso, para atrair e reter talentos, as organizações estão se preocupando mais com a cultura organizacional, o ambiente proporcionado e as experiências dos colaboradores.
E é nesse cenário que surge o employer branding, um novo tipo de estratégia de marketing interno que vem se tornando cada vez mais popular e necessária. Vamos entender?
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O que é employer branding?
Em tradução livre, o termo significa “marca do empregador” e está associado à construção e gestão da reputação interna da empresa.
Ou seja, o employer branding envolve uma série de ações estratégicas focadas em criar uma imagem positiva da organização para seus colaboradores e potenciais candidatos, refletindo até mesmo na percepção dos clientes.
É claro que isso leva tempo e exige um bom planejamento, até porque deve ser uma manutenção constante e realista diante do cenário de cada empresa.
Mas a ideia é proporcionar boas experiências no ambiente de trabalho, aumentar a satisfação do time e garantir menos rotatividade no quadro de funcionários.
Afinal, uma boa reputação começa em casa e não há ninguém melhor para fazer a propaganda orgânica do seu negócio do que quem convive com ele diariamente.
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Diferenças entre employer branding e outras estratégias
Para começar a entender melhor como esse conceito pode ser aplicado, é importante saber diferenciá-lo de outras estratégias similares do mundo do marketing corporativo.
Employer Brandig x Branding de marca
O termo ‘branding’ se relaciona com a gestão estratégica da marca, tornando-a mais relevante e positiva na cabeça das pessoas.
No entanto, enquanto o famoso branding de marca tem como objetivo a divulgação externa e a construção de valor para o mercado, ou seja, clientes e consumidores em potencial, o employer branding se concentra na equipe da empresa.
Portanto, o primeiro envolve times de diferentes frentes do marketing, peças promocionais, veículos de mídia, campanhas institucionais, entre outros, se distanciando das ações voltadas para o público interno, que muitas vezes é uma preocupação da gestão de pessoas.
Employer Brandig x Endomarketing
Neste caso, ambas as estratégias são voltadas para os colaboradores e visam fortalecer o ambiente interno e a cultura organizacional. Inclusive, elas se relacionam e são muito mais eficazes atuando juntas, de forma paralela.
Porém, o endomarketing foca no engajamento da equipe, utilizando recursos como eventos, comunicação corporativa e campanhas internas. Já o objetivo do employer branding é consolidar a marca empregadora de forma positiva para atrair e manter profissionais qualificados.
Se aprofunde no tema: Qual a diferença entre endomarketing e comunicação interna?
Employer branding na prática
Um projeto bem estruturado dessa estratégia começa com a missão, visão e valores da empresa. Por isso, é importante que esses conceitos básicos de marca estejam bem estabelecidos e sejam guias para o planejamento.
Dessa forma, é possível estabelecer o Employer Value Proposition (EVP) – proposta de valor da organização – que engloba as ofertas únicas que a empresa pode oferecer a seus colaboradores e candidatos.
Ou seja, inclui a avaliação, definição, melhorias e divulgação de projetos de remuneração, gestão de benefícios, planos de carreira, ações e práticas do RH para o ambiente e cultura organizacional.
As pesquisas internas sobre clima e satisfação e outras ferramentas ou softwares que ajudam na troca e na produtividade dos colaboradores também fazem parte das ações e diferenciais da estratégia. Além disso, é possível adotar iniciativas como:
- employee experience (EX): estratégia de gestão de pessoas com foco na jornada e experiência do colaborador, considerando pontos como saúde mental, qualidade de vida e gestão humanizada;
- team building: conjunto de técnicas e atividades aplicadas em um treinamento, com foco em fortalecer os laços entre os integrantes das equipes e melhorar a comunicação.
O importante é que sua empresa consiga entender quais são seus pontos fortes e oferecer diferenciais que beneficiem os colaboradores e o ambiente de trabalho, com boas condições para o desempenho diário, construção da carreira e equilíbrio saudável com a vida pessoal.
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Como o marketing de conteúdo colabora com a estratégia
Em essência, o marketing de conteúdo envolve a criação de materiais em diferentes formatos que sejam relevantes e gerem valor para as pessoas – tanto clientes quanto colaboradores.
Nesse sentido, envolver o time no desenvolvimento dos materiais não só fortalece o relacionamento, como gera reconhecimento e ainda contribui com o aprendizado sobre temas importantes para a empresa.
Afinal, é de extrema importância para a eficácia da estratégia de employer branding que funcionários participem ativamente dos processos internos e aumentem o senso de pertencimento.
É possível estimular que os colaboradores contribuam com a produção de conteúdos que falem sobre iniciativas, projetos da área, conquistas pessoais e outros assuntos corporativos que podem ser divulgados para toda a empresa e até mesmo nas redes externas.
Assim, a comunicação da marca, de forma geral, também se torna mais autêntica e única, refletindo os valores, feitos e marcos do dia a dia da operação.
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