Se você está na dúvida se as pessoas ainda leem e-mails, pode ficar tranquilo que sim, uma campanha de e-mail marketing ainda funciona.
Inclusive, pesquisas indicam que e-mails são 40 vezes mais propensos a trazer novos clientes do que redes sociais. Esse dado é da McKinsey & Company.
Ou seja, sua marca da área de saúde pode ter vários benefícios ao fazer campanhas de e-mail marketing. Mas não é enviando um e-mail comum e igual para todos da sua lista que você terá grandes resultados.
Você precisa pensar e criar uma estratégia bem definida. Se você já conhece e tem bem estabelecida qual é a sua persona, fica ainda mais fácil. Se não, comece por aí.
Agora, vamos dar algumas dicas práticas de questões importantes para ficar alerta ao montar uma campanha de e-mail marketing na área de saúde.
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7 dicas para uma campanha de e-mail marketing eficiente
1. Objetivo bem definido
Depois de ter clara qual é a persona que quer atingir, você precisa saber qual é o seu objetivo com os e-mails. Afinal, existem diferentes tipos de campanha de e-mail marketing, como promoções, newsletter e divulgação de eventos. Cada um pode ter um público ou meta específica.
É possível ter mais de um objetivo, mas é importante que você mantenha o foco em uma ação determinada, como posicionamento de marca, fomento de informações, presença em seu evento ou compra de serviço ou produto.
Saiba mais: A importância de ter os objetivos bem definidos no marketing em saúde
2. Contatos bem segmentados
Em primeiro lugar, não compre listas nem envie muitos e-mails de uma vez só, pois isso vira spam. Tendo objetivos e persona definidos, você precisa segmentar sua lista de e-mail.
Assim, você garante que cada pessoa receba o conteúdo adequado aos seus interesses. Você pode segmentar sua lista de acordo com a área de atuação, origem do clique ou cargos, por exemplo.
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3. Assunto do e-mail
A taxa de abertura do seu e-mail depende muito da linha de assunto. Afinal de contas, não adianta criar uma campanha de e-mail marketing perfeita, deixar para pensar no assunto na hora de enviar e escrever qualquer coisa.
O ideal é usar chamadas curtas, entre 20 e 40 caracteres, claras e objetivas. Fazer perguntas, incluir números e usar emojis, por exemplo, funcionam bem. Mas não exagere no uso de acentos e caixa alta. Veja alguns bons exemplos:
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4. Valor em conteúdo
Isso é óbvio, mas muitos esquecem. É necessário oferecer algo de valor para o lead. Pode ser um desconto ou alguma informação relevante para essa lista segmentada, por exemplo. É preciso ser criativo e inovar sempre pensando em solucionar o problema do seu público.
Saiba mais: Conteúdo sobre saúde de qualidade: saiba como produzir e engajar para promover sua marca
5. Call to Action
Incluir um botão Call to Action (CTA) no lugar de um hiperlink pode aumentar a conversão em cerca de 28%, de acordo com a Campaign Monitor. O CTA é importante para direcionar e influenciar o clique.
No entanto, ele precisa ser claro, objetivo e persuasivo. Alguns exemplos são “baixe grátis”, “faça o download”, “acessar agora” ou “receba um orçamento por e-mail”, por exemplo. E as cores desse botão precisam chamar atenção, além da posição e do tamanho, que também devem ser muito bem pensados.
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6. Frequência certa
Outro ponto importante para ter atenção é a frequência do envio. A taxa de abertura é maior quando as empresas enviam dois e-mails por mês, de acordo com a Database Marketing Institute.
Não adianta bombardear o usuário com vários e-mails, mas enviar somente um pode ser pouco. Certifique-se de que os disparos estão bem distribuídos ao longo do mês.
7. Automação
Existem ferramentas de marketing digital que ajudam a fazer a automação dos e-mails. Elas auxiliam a criar fluxos de nutrição e a organizar de forma prática o relacionamento com a persona.
São diversas as ações que podem ser automatizadas, como e-mail de boas-vindas, segmentação da lista de contatos, agendamento de envio de e-mails e realização de testes A/B, por exemplo.
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Dica bônus!
De acordo com dados do Hubspot, os melhores dias para enviar e-mails são terça, segunda e quinta-feira. Você pode tentar começar com essas datas e testar com seu público.
Eles também afirmam que 10h da manhã (horário de Brasília) é um “horário vencedor”, pois nesta hora o cliente provavelmente já limpou a caixa de entrada e verá com mais atenção o novo e-mail.
Além de todas essas dicas, é importante salientar que é necessário analisar os resultados. Faça testes e analise cada envio. Não avalie somente a conversão, mas também taxa de abertura, cliques, CTR e taxa de descadastro.
Com essa análise em mãos, você poderá traçar novos caminhos.
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