Você já faz anúncios de saúde nas redes sociais? Atualmente, divulgar operadoras de saúde, corretoras, hospitais, farmacêuticas e laboratórios nas redes sociais é muito importante para ter maior visibilidade da marca, conseguir novos clientes e ter uma relação mais próxima com o público.
Mas hoje não basta apenas publicar posts no feed e nos stories das redes. Hoje, são tantos os perfis nas redes sociais que, para você conseguir alcançar seu público, é necessário fazer patrocinar os posts. Porém, para isso, há regras. Ainda mais na área de saúde. Não é qualquer anúncio de saúde e bem-estar que se pode patrocinar.
O que são os anúncios de saúde nas redes sociais?
Os anúncios são postagens que recebem uma verba para serem veiculados para um público maior e específico. Uma vez que o algoritmo entrega muito pouco atualmente de forma orgânica. Desta forma, os anúncios de saúde nas redes sociais podem ser usados para atrair pessoas, para engajá-las, para reforçar a presença da marca ou gerar leads.
Quando falamos ‘anúncios de saúde’, são anúncios que empresas e profissionais do setor de saúde podem fazer nas redes sociais.
Esse tipo de anúncio existe em diversas redes sociais, como Facebook, Instagram, LinkedIn, Tik Tok e Twitter. E eles sempre aparecem com uma sinalização de patrocinado.
Aliás, especialistas afirmam que hoje, no Instagram e no Facebook, as marcas precisam patrocinar todos os posts para conseguir que a estratégia de marketing digital tenha resultados. Por isso, os impulsionamentos dos posts são uma forma de publicidade paga dentro do marketing digital para alcançar o usuário desejado.
Além dos impulsionamentos dos posts, é possível fazer campanhas maiores, as quais são chamadas de dark posts. Por meio de várias funcionalidades dentro dos gerenciadores de anúncios específicos de cada rede social, é possível definir objetivo do anúncio, público que quer atingir, verba, prazo, entre outras possibilidades. Com isso, a possibilidade de atingir um número maior de pessoas e de um perfil específico que você busca como cliente é muito maior.
Veja aqui: React: quando você está de boa fazendo os anúncios e de repente…
Anúncios na área de saúde: o que pode ser feito no Facebook e no Instagram?
O Facebook tem Políticas de Publicidade, que dão instruções sobre os tipos de conteúdo de publicidade permitido. Portanto, antes dos anúncios serem veiculados, eles são analisados para garantir que seguem as políticas.
Segundo o Facebook, a análise inclui verificação das imagens, texto, direcionamento do anúncio e conteúdo da página de destino. Existem várias práticas que não são permitidas. Então, vamos falar sobre as mais importantes na área de saúde, bem-estar e estética. Confira!
Na imagem:
Conteúdo adulto:
O post patrocinado não pode incluir nudez, representações de pessoas em posições explícitas ou sexualmente provocativas. Antes de mais nada, é importante ter muito cuidado ao escolher as imagens dos anúncios, pois o Facebook é muito exigente e pode achar que algumas imagens são provocativas.
Nós, da Wellmaker, como uma agência de marketing especializada em saúde, já tivemos experiências com o Facebook em que ele se confunde e acha que conteúdos relacionados com mastologia ou cirurgia plástica são conteúdos adultos e sexuais. Portanto, a escolha da imagem deve ser feita com bastante cautela.
O que não pode:
✖ Nudez ou nudez implícita;
✖ Excesso de pele ou seios à mostra, mesmo que não tenha natureza sexual;
✖ Imagens focadas em partes do corpo de uma pessoa, como abdômen, nádegas ou peito, mesmo que não sejam explicitamente sexuais por natureza.
O que pode:
✔ Fotografias de pinturas, esculturas e outras obras de artes que retratem figuras nuas, desde que não haja foco explícito em partes íntimas do corpo nuas ou atos sexuais.
✔ Incluir foco em partes íntimas do corpo no contexto da amamentação ou saúde da mama, desde que não haja nudez explícita.
✔ Mostrar mamilos no contexto da saúde da mama, desde que os criativos sejam ilustrações ou diagramas médicos e direcionados para pessoas com mais de 18 anos.
Leia mais detalhes da política de publicidade relacionada com conteúdo adulto aqui.
Saúde pessoal:
Apesar de muito comum em diversos perfis, os anúncios não podem apresentar imagens de “antes e depois” ou imagens que contêm resultados inesperados ou improváveis. Assim sendo, você pode até postar essa imagem, mas seu patrocínio não será aceito. Se você é médico, algo a se levar em conta é a norma do Conselho Federal de Medicina, que também proíbe esse tipo de imagem.
Além disso, a rede social afirma que o conteúdo do anúncio não deve implicar ou tentar gerar uma autoimagem negativa para promover dietas, perda de peso ou outros produtos relacionados à saúde. Entenda alguns exemplos do que a ferramenta permite e proíbe:
✔ Imagens que incluam corpo inteiro ou sem zoom;
✖ Imagens de anúncio com foco ampliado em partes do corpo;
✖ Mostrar imagens detalhadas sobre o estado de saúde de uma pessoa;
✖ Promover ou reforçar imagens corporais negativas ou pouco saudáveis.
Exemplos de imagens que podem ser usadas:
Exemplos de imagens que não podem ser usadas:
No texto:
Atributos pessoais
O anúncio não pode sugerir atributos pessoais. Com a finalidade de evitar práticas discriminatórias ou que prejudicam a imagem do usuário, não é permitido fazer afirmações ou sugestões diretas quanto, por exemplo, à raça, crença, idade, orientação sexual, deficiência, condições médicas (sejam de origem física ou mental).
Leia mais detalhes da política de publicidade relacionada com saúde pessoal aqui.
Veja exemplos do que é permitido e do que não é:
✔ “Aconselhamento contra a depressão”;
✖ “A depressão está te deixando meio em baixa? Procure ajuda agora”.
✔ “Novo tratamento de diabetes disponível”;
✖ “Você tem diabetes?”.
Leia mais detalhes da política de publicidade relacionada com atributos pessoais aqui.
Saúde pessoal:
Em relação a textos que tratem de saúde pessoal e aparência, o grupo Meta também traz algumas diretrizes e diz que não pode:
✖ Afirmar ou insinuar que existe um tipo de corpo perfeito ou uma aparência a ser aspirada;
✖ Explorar inseguranças para se enquadrar em certos padrões de beleza;
✖ Promover uma relação pouco saudável com a comida ou os exercícios físicos;
✖ Promover qualquer tipo de vergonha do corpo.
Anúncios na área de saúde: o que pode ser feito no LinkedIn?
O LinkedIn também tem uma política de publicidade, que inclui algumas regras que são necessárias seguir para conseguir anunciar na plataforma. As principais relacionadas com setor de saúde são:
Dispositivos médicos
O LinkedIn tem um item em sua lista de conteúdos restritos na política de publicidade específico sobre dispositivos médicos. Porém, é vago, pois apenas afirma que “o LinkedIn reserva-se o direito de limitar anúncios de dispositivos médicos”.
Conteúdo referente à saúde
De acordo com o LinkedIn, eles podem restringir publicidade relacionada a qualquer assunto ligado à saúde, se segmentado inadequadamente. Além disso, afirma que são proibidos os anúncios que promovem afirmações exageradas ou enganosas sobre benefícios à saúde, incluindo os relacionados a dietas e perda de peso.
Drogas
Já sobre drogas, o LinkedIn afirma que anúncios relacionados a drogas ou fármacos ilegais, sob prescrição, vendidos sem receita média ou de uso recreacional são proibidos.
Leia também: LinkedIn Ads: como funciona e quais as melhores práticas para empresas do setor de saúde?
Agora que você já sabe as regras mais importantes para conseguir anunciar no Instagram, no Facebook e no LinkedIn, já pode começar a patrocinar os posts da sua empresa. Se precisar de ajuda, estamos à disposição! Realizamos campanhas de anúncios em diversos meios digitais para diferentes empresas do setor de saúde.
Dica bônus! Quer dar uma olhada em anúncios que outras empresas estão veiculando no Facebook e no Instagram? Acesse aqui e veja a Biblioteca de Anúncios da Meta!