Não é novidade nenhuma que as estratégias de marketing, principalmente no mundo digital, ganharam força na última década e se tornaram essenciais para o sucesso dos negócios de todos os segmentos.
Para a área da saúde não é diferente. Mesmo sendo um dos setores mais delicados, a regulamentação da publicidade médica pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) permitiu muitos avanços e consolidou a disseminação de informações confiáveis para o público.
Porém, para garantir eficiência, sua empresa precisa estar à frente das evoluções e comportamentos do mercado. Então, conheça agora as principais tendências de marketing em saúde que vão bombar em 2025!
Confira também: A importância de ter os objetivos bem definidos no marketing em saúde
O que está em alta no setor de saúde?
Antes de falarmos das expectativas de marketing, é fundamental entender que todo o segmento vem sendo impactado pelos avanços tecnológicos e as mudanças no perfil dos pacientes.
Com isso, o setor de saúde também conta com tendências importantes a serem adotadas pelas empresas que querem manter sua presença forte no mercado.
Entre elas, podemos ressaltar:
- tecnologia apoiando médicos no cuidado de pacientes, como nanotecnologia, Inteligência Artificial e 5G para diagnósticos ainda mais rápidos e personalizados;
- modelo de prestação de serviços em saúde digital, integrado e centrado no paciente, com o cuidado primário sendo remoto e o encaminhamento à assistência médica específica e/ou pontos de atendimentos mais bem gerenciados;
- pessoas mais informadas sobre riscos à saúde, já que o acesso à informação está tornando a população mais conscientes sobre prevenção, perigos e opções de cuidado.
- aplicação da IA para melhorar a acessibilidade e eficácia da saúde, com expectativas de aceleramento em áreas como genômica, descoberta de medicamentos e diagnósticos, segundo a consultoria MarketsAndMarkets;
- diversidade e inclusão como unidade estratégica, incluindo práticas de desenvolvimento de produtos e atendimento, promovendo uma abordagem de maior alcance e mais centrada no paciente;
- programas de inclusão sustentáveis, que sejam contínuos e monitorados, integrando treinamentos e grupos de afinidade para apoiar as mudanças culturais necessárias;
- parcerias confiáveis, promovendo um crescimento de clusters de saúde que integrem provedores, academias, clínicas etc., colhendo e compartilhando dados, gerando economia para o sistema e benefícios para os usuários.
- liderança inclusiva e prestação de contas, com investimentos em capacitação dos líderes a fim de que se tornem responsáveis pelos resultados de D&I, desde metas específicas até uma cultura inclusiva que aborde as necessidades dos colaboradores e dos pacientes.
Acesse ainda: Funil de marketing: entenda a jornada do consumidor na área de saúde
Tendências de marketing em saúde para ficar de olho
Diante desse cenário de transformações no atendimento ao paciente, acesso à informação e na cultura organizacional das empresas do setor, as tendências de marketing em saúde podem ser grandes aliadas e gerarem estratégias para dar suporte a esses pontos de atenção. Assim, sua empresa deve considerar os pontos a seguir.
1. Personalização e marketing centrado no paciente
Um atendimento que tem como foco a centralidade no paciente promove cuidados de saúde mais individualizados, com base nas necessidades médicas, preferências, estilo de vida e histórico de cada um.
Inclusive, a consultoria Deloitte Insights, que realiza estudos sobre tendências globais para o mundo dos negócios, afirma que, até 2040, os pacientes terão a palavra final dentro de suas jornadas de assistência médica.
Portanto, as estratégias de marketing e campanhas de saúde também precisam considerar as perspectivas dos pacientes e o que importa para eles, além de respeitarem diversidades culturais e de gênero.
Assim, a partir do uso de dados, é possível segmentar o público-alvo e criar conteúdos inclusivos para diferentes demografias que atendam a interesses de grupos, incluindo e-mails personalizados e anúncios direcionados em mídias sociais.
2. Marketing de conteúdo e educação
Seguindo a linha lógica do acesso à informação e de mais autonomia do paciente na tomada de decisão sobre sua saúde, é importante trabalhar conteúdos que construam confiança e autoridade, além de educar as pessoas sobre doenças, riscos, prevenção e cuidados.
Alguns exemplos de formatos de conteúdo em alta incluem artigos em blogs, webinares e vídeos, sempre com apoio de estratégias eficientes de SEO para rankeamento. Isso porque, segundo dados da Statitas de 2023, há 5,9 milhões de pesquisas no Google por minuto.
Veja mais em: Como otimizar seu conteúdo de saúde com EEAT e YMYL para ranquear melhor no Google
3. Comunicação sobre serviços de saúde digital e acessibilidade
Com os avanços da telemedicina e a facilitação do atendimento remoto, é necessário construir a confiança das pessoas em plataformas de saúde digital por meio de conteúdos educativos e informativos. Nesse sentido, é importante que as estratégias destaquem benefícios como conveniência, acessibilidade e segurança.
Além disso, é imprescindível informar os pacientes sobre inclusão nos serviços digitais e abordar acessibilidade e segurança, a fim de garantir que pessoas de todas as origens se sintam seguras e respeitadas ao acessá-los.
4. Marketing omnichannel
Essa estratégia integra todos os canais de venda e comunicação de uma empresa, sejam eles on-line ou offline, para proporcionar uma experiência única, mais fluida e satisfatória ao cliente desde o primeiro contato com a marca. Por isso, criar campanhas para diferentes canais continua entre as principais tendências de marketing em saúde.
5. Uso de IA para garantir comunicação oportuna
As tecnologias de IA vem ganhando cada vez mais destaque por contribuírem com a otimização de processos e permitirem mais entendimento sobre o comportamento e a preferência do público.
Dessa forma, é esperado que a eficiência de comunicação via chatbots seja melhorada e até mesmo campanhas de e-mail sejam criadas e automatizadas de acordo com interesses específicos.
6. Foco em Diversidade e Inclusão
Organizações de saúde já estão investindo em Marketing Educacional focado na inclusão para construir confiança com o público. Isso porque a comunicação sobre D&I, ao ressaltar temas como acessibilidade e equidade, fortalece a relação com pacientes e consumidores de diferentes perfis.
Quer saber como aplicar essas tendências de marketing em saúde na sua empresa? Fale conosco! Somos uma agência de comunicação e marketing especializada no setor.
Aproveite também para entender mais sobre as vantagens de contratar uma agência de marketing.