Diante de qualquer circunstância que envolva concorrência acirrada, destacar-se é fundamental; e no setor da saúde não é diferente. Por isso, criar uma identidade visual forte pode ser o diferencial que sua empresa precisa para atrair e fidelizar clientes. Mas, o que é exatamente identidade visual e por que ela é tão importante?
O que é identidade visual?
Quando você chega em uma loja, empresa, clínica, hospital ou qualquer tipo de estabelecimento comercial, qual é a primeira coisa que chama sua atenção? O nome? O logo? A fonte? As cores?
E quando você recebe uma comunicação desse estabelecimento, o reconhece por todos esses itens?
Todos esses elementos juntos formam o que chamamos de identidade visual.
Ou seja, são todos os símbolos e elementos gráficos que compõem a marca da sua empresa e estão presentes nos materiais promocionais, pontos de vendas e mesmo no site e redes sociais. E é essencial entender que a identidade visual da sua empresa é uma prioridade.
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A importância da identidade visual
Você se lembra daquela frase famosa “a primeira impressão é a que fica”? Então, ela se encaixa perfeitamente quando falamos de identidade visual. Afinal, esta é a cara da sua empresa, e o primeiro contato que qualquer cliente ou potencial cliente terá com ela.
Por isso, ao criar a identidade visual, ela deve refletir a missão, a visão e os valores da sua empresa, transmitindo confiança e profissionalismo. Ou seja, não é só a beleza estética que conta nessas horas. Apesar de ser sim um fator importante, a coerência e a capacidade de transmitir a essência da marca também são fundamentais.
Portanto, é essencial que essa identidade visual seja realmente pensada. É por esse motivo que os profissionais da área de design estudam o briefing da sua empresa.
Se for bem-feita e marcante, os clientes são capazes de reconhecê-la imediatamente mesmo nas peças em que não são todos os elementos que estão presentes.
De acordo com Vinícius Duarte, Diretor de Criação aqui na Wellmaker, “uma identidade visual impactante é o primeiro passo para conquistar a atenção do seu público-alvo e garantir que sua marca se destaque. Então, quando bem construída é o cartão de visitas que fala por sua empresa antes mesmo de você dizer uma palavra”.
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7 benefícios de uma identidade visual forte
Uma identidade visual bem definida é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. Ela não só diferencia a marca no mercado, mas também cria uma conexão emocional com o público-alvo.
Aqui estão alguns dos principais benefícios de investir em uma identidade visual forte:
1. Reconhecimento de marca
Cores, logotipo, tipografia, bem como outros elementos visuais tornam a marca memorável, facilitando a identificação pelos consumidores em meio à concorrência.
2. Confiança e credibilidade
Uma identidade visual profissional transmite seriedade e comprometimento, gerando assim, confiança nos consumidores.
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3. Diferenciação no mercado
Uma identidade visual única e bem trabalhada ajuda a destacar a marca dos concorrentes. Isso não apenas atrai a atenção do público, mas também reforça a proposta de valor da marca.
4. Conexão emocional
Cores, fontes e imagens têm o poder de evocar emoções. Por isso, uma identidade visual bem pensada pode criar uma conexão emocional com o público, aumentando o engajamento e a lealdade à marca.
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5. Consistência em todos os pontos de contato
Uma identidade visual coesa garante que todos os pontos de contato da marca, desde o site até as redes sociais e materiais impressos, transmitam a mesma mensagem.
Isso cria uma experiência de marca unificada e fortalece a presença da marca no mercado.
6. Facilidade de expansão
Com uma identidade visual definida, é mais fácil introduzir novos produtos ou serviços no mercado. Afinal, a familiaridade com os elementos visuais da marca facilita a aceitação de novidades pelos consumidores.
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7. Aumento no valor percebido
Marcas com uma identidade visual forte são frequentemente percebidas como mais valiosas. Isso pode justificar preços mais altos e aumentar a margem de lucro, além de atrair investidores e parceiros de negócios.
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Como criar uma identidade visual
Definir os objetivos
O primeiro passo é a sua empresa ter uma definição muito clara dos objetivos não só comerciais, mas sociais que ela quer representar no mercado. Afinal de contas, um bom plano de negócios consegue apontar o que está por trás do conceito e do nome da marca.
É com isso que o designer trabalhará.
Conhecer o público-alvo
Em segundo lugar, entender quem é o seu público-alvo é crucial. Realize, por exemplo, pesquisas de mercado para identificar as preferências, comportamentos e necessidades dos seus clientes. Isso ajudará a moldar a identidade visual de forma que ela se conecte efetivamente com seu público.
Procurar um especialista
Em terceiro lugar, procure um profissional de confiança e repasse a ele todas as informações importantes que compõem a sua empresa. Deixe que ele trabalhe com a imaginação e a inovação, e busque criar a conexão emocional com seus clientes por meio da sua identidade.
Revisar e atualizar quando necessário
Por fim, mas não menos importante, periodicamente, revise a identidade visual para garantir que ela continue relevante e alinhada com os objetivos da empresa e as expectativas do público. Esteja aberto a fazer atualizações e ajustes conforme necessário.
E lembre-se que é essencial que todas as suas comunicações – impressas, digitais, a decoração dos pontos físicos e mesmo o design dos seus produtos – conversem e estejam em harmonia. A empresa e o design são complementos e precisam andar sempre juntos.
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As vantagens de contratar uma agência de marketing especializada para criar sua identidade visual
Investir em uma agência de marketing pode ser a melhor escolha para desenvolver uma identidade visual forte. Afinal, agências contam com designers experientes que sabem como alinhar a estética com a mensagem da sua marca, garantindo que todas as comunicações estejam em harmonia.
Na Wellmaker, criamos identidades visuais coesas e alinhadas aos seus objetivos estratégicos, estabelecendo uma conexão emocional forte com seu público-alvo.
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Quer reconhecimento para seu negócio? Então, invista em uma identidade visual única e marcante, fortaleça sua presença no mercado e alcance o sucesso que sua marca merece. Entre em contato conosco.
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