Embora não seja exclusivo do setor de saúde, o uso da régua de relacionamento é uma estratégia essencial para empresas como hospitais, laboratórios e operadoras de saúde. Com a concorrência sempre crescente e pacientes mais informados e capacitados para tomar suas decisões sobre assistência médica, manter um relacionamento próximo e que agregue valor é essencial para uma fidelização a longo prazo.
Somente gerar leads não vai te trazer mais vendas ou retenção de clientes. Por isso, é muito importante investir em réguas de relacionamento. Elas podem ser usadas para nutrir leads e também para fidelizar clientes.
O que é o marketing de relacionamento?
Segundo a Hubspot, o marketing de relacionamento é um tipo de marketing que se concentra no cultivo de relacionamentos mais profundos e significativos com os clientes. Assim, é possível garantir satisfação a longo prazo e lealdade à marca. Neste conceito, a ideia é não se concentrar em ganhos a curto prazo, mas sim em encantar o público por um longo período.
O que é a régua de relacionamento?
A régua de relacionamento é uma estratégia que consiste em envios de comunicações em momentos específicos. Cada comunicação leva em conta a etapa na qual o público está no funil de vendas. Isto é, a régua de relacionamento procura identificar e organizar da melhor forma o melhor conteúdo, além de precisar o momento ideal para abordar o possível cliente.
Diferentemente de mensagens que são enviadas em massa para todos, mensagens personalizadas conseguem chamar a atenção da audiência, para que o usuário se sinta lembrado. Com a automação de marketing, é possível realizar abordagens personalizadas em uma sequência lógica para cada perfil de público.
Ao construir um fluxo de comunicação é possível utilizar vários canais digitais. Mas, um dos mais assertivos e que permite uma maior personalização é o e-mail marketing. Por exemplo, um usuário se cadastra em seu site para baixar um e-book sobre saúde mental no trabalho. Para fazer esse download, ele te forneceu o e-mail dele. Assim, você pode criar uma sequência de e-mails que nutram esse usuário. Desta forma, você desperta o interesse dele, acontece uma conquista, que faz com que lembre da sua marca e estabeleça um relacionamento. A chance de isso levar este possível cliente até uma conversão é enorme, seja a conversão uma venda ou a fidelização.
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Vantagens de usar uma régua de relacionamento
Ao utilizar estratégias como de Inbound Marketing integradas com réguas de relacionamento personalizadas, é possível ter vários benefícios, inclusive no setor da saúde. Confira alguns deles:
Maior taxa de engajamento
Ao se relacionar de forma constante com o consumidor, ele não se esquece da sua marca e acaba engajando mais, seja por meio dos conteúdos do blog ou posts das redes sociais, por exemplo.
Maior taxa de conversão
De acordo com a Hubspot, 50% dos leads são qualificados, mas ainda não estão prontos para comprar. A empresa ainda afirma que 79% dos leads nunca convertem em vendas porque não recebem nutrição.
Portanto, está esperando o que para criar réguas de comunicação para nutrir seus leads? Quando você executa a nutrição de leads da maneira correta, você pode reconhecer padrões de comportamento para melhorar seus conteúdos e acelerar o processo de vendas.
Clientes mais satisfeitos e fiéis
Lembrar de datas importantes, ou fornecer informações inéditas para os clientes, gera uma sensação de pertencimento e agrega valor. Assim, é possível proporcionar uma experiência única e fidelizar os clientes.
Como usar a régua de relacionamento de forma estratégica?
A estratégia precisa ser planejada, executada e continuamente ajustada. Não existe uma regra para a construção de réguas e nem uma fórmula pronta. Depende dos canais que você usa para se comunicar com seu público e também do tipo de serviço que sua empresa oferece. Confira algumas dicas do que precisa considerar para construir uma régua de relacionamento:
- Defina qual é o produto que quer comercializar;
- Mapeie as funcionalidades desse produto;
- Identifique qual é a persona ideal que quer atingir e se relacionar;
- Estabeleça quais canais pode usar para se comunicar;
- Produza conteúdo relevante e de qualidade;
- Monte uma régua de comunicação de acordo com os fatores identificados anteriormente;
- Lembre-se de considerar todas as etapas do funil;
- Invista no remarketing e na automação de marketing.
Algumas opções de réguas de relacionamento na área de saúde são, por exemplo, boas-vindas após o primeiro contato. Outra opção, como citamos antes, é a de nutrição de leads que baixaram algum material, por exemplo. Além disso, é possível criar uma régua de comunicação no endomarketing. Assim, você consegue aumentar o engajamento dos colaboradores.
Veja também: Qual a diferença entre endomarketing e comunicação interna?
Ética e privacidade na régua de relacionamento no setor da saúde
Na saúde, a confidencialidade dos dados é de extrema importância. Então, ao utilizar régua de relacionamento no setor da saúde, as empresas devem considerar cuidadosamente as questões éticas e de privacidade. O compartilhamento de informações médicas pessoais exige conformidade com as regulamentações de proteção de dados, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil.
Portanto, é vital garantir que as mensagens enviadas estejam em conformidade com as políticas de privacidade e que o paciente tenha dado consentimento para o uso de suas informações para fins de comunicação. Uma abordagem ética na régua de relacionamento envolve não apenas oferecer valor, mas também respeitar a privacidade do paciente e as preocupações relacionadas.
Confira: Call to action no marketing da área de saúde: tudo que você precisa saber
Se você identificou em sua instituição essa necessidade de construir uma relação diferenciada e próxima com seu lead ou cliente, fale conosco! Nós podemos te ajudar!