O podcast tem se tornado uma ferramenta valiosa para empresas que desejam se destacar no mercado. Afinal, com a capacidade de alcançar audiências de maneira envolvente e acessível, esse formato de conteúdo permite que as empresas compartilhem suas histórias, discutam tendências do setor, eduquem seus clientes e fortaleçam a marca.
De acordo com o DataReportal 2023, 42,9% dos brasileiros em idade ativa declararam ter consumido podcasts. Isso faz com o que o Brasil seja o país que mais consome conteúdos desse formato no mundo.
Além disso, os dados da pesquisa indicam que conteúdos em áudio aparecem no ranking de preferência dos ouvintes, à frente dos CDs e dos vinis. Os dados de 2022, por exemplo, mostraram que em todo o mundo cada pessoa ficou cerca de uma hora e dois minutos por dia ouvindo seus programas favoritos.
O que é podcast?
O podcast é um formato de conteúdo em áudio transmitido online por feeds RSS (Really Simple Syndication). Ele é parecido com programas de rádio, mas a diferença é que o podcast é transmitido por um sistema on demand. Isto é, o usuário pode ouvir quando quiser e de onde estiver.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, foi nos anos 2000 que esse formato surgiu. Em 2004, a distribuição de arquivos de áudio não era novidade.
No entanto, era necessário sempre acessar o site que o hospedava e fazer download para o computador para conseguir ouvi-lo. Então, com a profusão de aparelhos portáteis reprodutores de arquivos de áudio, como os em formato MP3, surgiu a possibilidade de fazer download automaticamente dos áudios com a tecnologia feed RSS.
Curiosidade! Essa forma de transmitir áudio foi chamada de podcasting pela primeira vez pelo jornalista inglês Bem Hammersley, no jornal The Guardian. Ele usou esse termo juntando o prefixo “pod”, oriundo de iPod, com o sufixo “casting”, originado da expressão “broadcasting”, transmissão pública e massiva de informações. Mas, embora fizesse referência direta ao produto iPod, o sistema não ficou limitado a essa marca.
Acesse também: Você sabe o que é marketing de conteúdo e por que ele é importante?
4 benefícios do podcast para empresas
Agora que você já sabe o que é o podcast, você precisa analisar se vale a pena para a sua empresa a criação desta mídia. Afinal de contas, não é porque todo mundo está fazendo agora que você precisa fazer também. Mas é importante estudar o assunto para não ficar para trás da concorrência.
Uma opção é criar um podcast para seu público final. Outra é a criação deste programa para funcionários da sua empresa. Confira os benefícios do podcast e veja se esse formato se encaixa na sua empresa:
1. Pode ser consumido em qualquer lugar
O podcast é um formato muito acessível, podendo ser baixado para o aplicativo ou escutado por streaming. Além disso, pode ser ouvido em diversos dispositivos, como celular, computador e tablet.
Desta forma, é possível escutar um podcast enquanto realiza outras tarefas. Por exemplo, quando está dirigindo, no ônibus, enquanto corre ou cozinha. Assim, o tempo com o público é otimizado e o usuário sente que está aproveitando melhor o tempo.
2. Baixo custo de produção
Diferente de um vídeo, que requer equipamentos mais caros e mais pessoas envolvidas, a produção de um podcast para empresas requer equipes menores e menos equipamentos. Por exigir somente captação de áudio, o processo de produção é muito mais simples e mais barato.
3. Ajuda na aproximação com o público
Esse formato de conteúdo ajuda a sua empresa a criar uma identidade e a se conectar com seu público, ganhando mais autoridade também. Atualmente, uma luta constante das empresas é humanizar a marca. Então, o podcast ajuda nisso e faz com que o negócio se aproxime do consumidor.
4. Oferece formatos variáveis
É possível criar podcasts em diferentes formatos. Por exemplo, podem ser realizados com entrevistados dividindo histórias e dicas, apresentadores que conversam e apresentam algum tema específico ou até mesmo por apenas uma pessoa que conta notícias, histórias ou conselhos.
Assim, algumas possibilidades são bate-papo, debate, informativo, educativo, storytelling, entrevista, entre outros. Além disso, podem ser curtos, de até 15 minutos, ou programas maiores de cerca de 1 hora.
Saiba mais: Conheça 9 formatos de produção de conteúdo para marketing digital
Podcasts de empresas na área de saúde
Várias empresas do setor de saúde e associações médicas já entraram neste mercado de podcast. A Eurofarma, por exemplo, lançou o podcast “Emagrecimento Saudável”. Cada episódio tem cerca de 15 minutos e especialistas debatem sobre obesidade, sobrepeso, riscos à saúde, tratamentos e estudos.
A Fundação Oswaldo Cruz tem o “Fiocruz no Ar” e fala sobre projetos e eventos desenvolvidos pela Fiocruz, além de entrevistas sobre temas médicos, por exemplo, uso de antibióticos em crianças.
O Ministério da Saúde também entrou nessa e tem o “Pausa para Saúde”, que fala de doenças e tira dúvidas comuns de saúde. Já a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) tem o Handcast SBCM. Ele tem o formato de debates e entrevistas, que auxiliam seus associados na atualização profissional.
A Allcare também aproveitou a oportunidade e lançou o “PodCare” para falar sobre saúde, bem-estar, mercado de saúde suplementar, bem como atualidades.
Acesse: Principais fontes de informações sobre saúde na era digital
Como criar um podcast?
Se você analisou bem e viu que seu negócio combina com esse formato, então é hora de começar a planejar e entender como criar um podcast.
1. Planejar
Não menospreze o planejamento. Afinal de contas, ele é essencial. Defina o objetivo que quer alcançar, identifique seu público, qual é a sua linguagem, temas e formatos que quer utilizar. Então, com tudo isso decidido, crie um cronograma para conversa com convidados, gravação dos programas, edição e divulgação.
Lembre-se de escolher uma frequência regular de divulgação dos podcasts, pois isso ajuda a engajar e a manter a audiência conectada com seu canal. E crie roteiros para a gravação de cada programa.
Dica! Sabendo o que quer atingir, defina CTAs (Call to Action) que queira incluir ao longo do programa. Pode ser, por exemplo, “acesse nosso site para ver mais detalhes”.
Saiba mais: Call to action no marketing da área de saúde: tudo que você precisa saber
2. Gravar
Os participantes precisam estar em um ambiente confortável e silencioso. Por isso, ter uma sala com uma boa acústica é muito importante para fornecer um áudio com qualidade e sem tantos ruídos. Os equipamentos vão depender do seu orçamento. Mas, é necessário ter um microfone e bons fones de ouvido, além de um aplicativo ou equipamento de gravação.
3. Editar
Será preciso que alguém especializado em edição monte o podcast. Um software muito usado é o Audacity, mas outra opção é o Adobe Audition. Com ele, é possível cortar algumas partes caso seja necessário e adicionar transições e músicas para deixar os programas mais interessantes. Na edição é possível também reduzir ruídos do ambiente e nivelar picos altos e baixos.
4. Hospedar e divulgar
Depois que tiver o podcast pronto, só falta divulgá-lo. Para isso, primeiro você precisa escolher uma plataforma de hospedagem. Após hospedar, você terá um feed RSS para incluir em aplicativos agregadores de podcasts, como Spotify, SoundClound, Deezer e iTunes, por exemplo.
Confira: Conteúdo sobre saúde de qualidade: saiba como produzir e engajar para promover sua marca
Por fim, criar um podcast pode ser muito vantajoso para empresas, incluindo as da área da saúde. Você precisa de ajuda para planejar e produzir um podcast para sua empresa? Fale conosco e te ajudaremos!
Além disso, acesse o nosso blog para ler o que há de mais atual sobre marketing e comunicação em saúde.
Antes de ir, acesse: As vantagens de contratar uma agência de marketing