No cenário digital atual, as empresas buscam constantemente maneiras de se conectar com seu público de forma relevante e estratégica. E uma ferramenta poderosa para isso é a newsletter no LinkedIn.
Esse recurso permite às organizações compartilharem conteúdo segmentado, fortalecerem sua autoridade no mercado e engajarem uma audiência qualificada.
No conteúdo de hoje, você entenderá os benefícios, bem como o passo a passo para criar uma newsletter para a sua empresa, seguindo as melhores práticas recomendadas pela própria plataforma.
O que é uma newsletter no LinkedIn?
Uma série de artigos periódicos sobre temas relevantes para o seu público publicados na rede. Cada edição é distribuída automaticamente aos assinantes por e-mail e notificações na plataforma, além de ter uma página exclusiva onde os usuários podem não só acessar edições anteriores, mas também compartilhar o conteúdo.
Diferente de posts comuns, as newsletters permitem que empresas:
- mantenham uma comunicação consistente com seguidores;
- alcancem novos públicos por meio de recomendações do LinkedIn;
- fortaleçam a imagem institucional com conteúdo de valor.
Saiba mais: 9 dicas para conseguir mais seguidores no perfil do LinkedIn da sua empresa
Benefícios de ter uma newsletter no LinkedIn
Construção de comunidade
Newsletters ajudam a criar uma base de seguidores fiéis que estão genuinamente interessados em seus temas. Dessa forma, com o tempo, isso gera uma comunidade engajada e pronta para interagir com a sua marca.
Ampliação do alcance
O LinkedIn pode enviar notificações para seus seguidores assinarem a newsletter, além de indexar o conteúdo em mecanismos de busca. Assim, é possível aumentar a visibilidade da marca organicamente.
Acesso direto ao público
Os assinantes recebem notificações por e-mail e no LinkedIn sempre que uma nova edição é publicada, garantindo que seu conteúdo chegue diretamente à caixa de entrada deles.
Oportunidade de networking
Comentários e feedbacks em tempo real permitem iniciar conversas estratégicas com clientes, parceiros, bem como influenciadores do setor.
Saiba mais: LinkedIn Ads: como funciona e quais as melhores práticas para empresas do setor de saúde?
Passo a passo para criar uma newsletter no LinkedIn da empresa
De acordo com o LinkedIn, os principais passos para criar sua newsletter são:
1. Acesse a ferramenta
Na tela inicial da página da empresa, clique em “Escrever artigo” e selecione “Criar uma newsletter”.
2. Defina nome e tema
Escolha um título claro que resuma o tema central, por exemplo, “Tendências de Marketing Digital 2024”. Evite termos genéricos, sem relação com a sua empresa ou o conteúdo divulgado.
3. Adicione identidade visual
Use uma imagem de 300 x 300 pixels para a logo da newsletter (idealmente sua logomarca ou um ícone que esteja relacionado ao tema).
Além disso, utilize imagens de 1920 x 1080 pixels para criar uma capa personalizada para cada edição. O LinkedIn recomenda fotos com pessoas ou elementos visuais que gerem identificação, pois causam mais impacto.
Saiba mais: A importância de criar uma identidade visual para empresas de saúde
4. Personalize títulos e SEO
Escreva títulos atraentes para cada edição e otimize a descrição para mecanismos de busca, incluindo palavras-chave relacionadas ao tema.
No nosso blog tem muito conteúdo exclusivo sobre SEO. Confira e se aprofunde.
5. Compartilhe e promova
Ao publicar, adicione um comentário convidando conexões a assinar e, principalmente, compartilhe o link em outras redes sociais, e-mails ou grupos relevantes.
6. Mantenha a frequência
Defina uma periodicidade (semanal, quinzenal) e cumpra-a, afinal, a consistência é crucial para reter assinantes.
7. Ative o botão “Seguir”
No perfil da empresa, altere o botão “Conectar” para “Seguir” porque isso facilita que novos visitantes assinem a newsletter.
Acesse: A importância da LinkedIn Insight Tag para campanhas e estratégias de marketing
6 melhores práticas para uma newsletter de sucesso no LinkedIn
Existem algumas estratégias essenciais que garantem uma newsletter eficiente, de acordo com o próprio LinkedIn:
- capriche na primeira impressão: títulos e imagens devem ser irresistíveis. Para isso, use números, perguntas ou promessa de valor;
- use conteúdo multimídia: insira vídeos, infográficos, slides ou citações para quebrar blocos de texto, bem como aumentar o engajamento;
- foque no valor: afinal, cada edição deve resolver um problema, oferecer insights ou antecipar tendências. Para isso, você pode se questionar: “Esse tema é realmente útil para meu público?”;
- inclua chamadas para ação (CTAs): por exemplo, peça aos leitores para comentar, compartilhar ou assinar a newsletter;
- monitore e ajuste: use as métricas do LinkedIn (visualizações e taxa de assinatura, por exemplo) para refinar seu conteúdo;
- utilize hashtags: mas que sejam estratégicas para ampliar o alcance;
Confira também: Vídeos no LinkedIn: saiba o que fazer para ter bons resultados
Destaque sua marca
Se a sua empresa busca formas eficazes de se posicionar como referência no mercado, construir autoridade, bem como manter um relacionamento próximo com o público, a newsletter no LinkedIn é uma ferramenta indispensável.
Com um planejamento estratégico, conteúdos de qualidade e uma divulgação bem realizada, a sua newsletter pode se tornar um canal poderoso de engajamento e, principalmente, de conversão.
Com nosso time de especialistas, você pode alcançar os melhores resultados na sua estratégia de conteúdo no LinkedIn. Entre em contato conosco e impulsione sua presença digital agora mesmo!
Acesse o blog Wellmaker e confira outros de nossos conteúdos.