Para conseguir ter resultados com o marketing digital da sua empresa, é muito importante ser o mais assertivo possível. Mas, existem alguns erros de marketing digital em saúde que muitas empresas ainda cometem. São comuns, mas é possível evitar. Vamos destacar os 5 principais que podem estar comprometendo o crescimento da sua empresa. Confira!
1. Falta de planejamento
Um dos principais erros de muitas empresas da área de saúde é não elaborar um planejamento estratégico do marketing digital. Por exemplo, publicar 5 posts no Instagram e 3 conteúdos no blog por mês sem pensar em objetivo, público e estratégia não ajuda a ter grandes resultados.
Antes de começar as ações de marketing em saúde, é necessário planejar.
Ou seja, estudar o mercado, definir objetivos, traçar as características, objeções e dores do seu público, pilares de conteúdo, além de um cronograma para que a estratégia seja implementada.
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2. Falta de direcionamento de público
Neste planejamento que deve ser elaborado, é necessário definir as personas. Com elas bem definidas, os envolvidos na produção de conteúdos, nos desenhos de layouts e na rotina de impulsionamentos conseguirão realizar um trabalho muito melhor para o seu cliente ideal. Dessa forma, por exemplo, o consumidor vai se identificar com a foto escolhida e receberá o anúncio criado no Instagram. Muitos gestores acreditam que atingir qualquer um é bom. Porém, a assertividade se torna muito difícil e precisará de muito mais investimento para conseguir um resultado.
3. Não produzir conteúdo relevante
Hoje em dia, o conteúdo sobre saúde de qualidade pode trazer resultados reais para uma empresa, como uma operadora, hospital ou laboratório. A oferta gratuita de conhecimentos aproxima e humaniza o relacionamento com o público sem ferir a ética. Ainda mais na área da saúde, em que são divulgadas tantas fake news e informações mentirosas, a produção de conteúdo relevante é muito importante.
Porém, é importante elaborar esse conteúdo de forma estratégica e não deixar que seja maçante. Por isso, ele deve ter um propósito, estar de acordo com os interesses do seu público e com informações confiáveis que agreguem valor. Assim, você conseguirá atingir os seus objetivos do marketing digital em saúde, sem cair nos erros de falta de estratégia e relevância de conteúdo.
4. Ignorar o mobile
Infelizmente, apesar de óbvio, muitas empresas ainda não colocam a versão mobile como prioridade. Hoje, é fundamental criar sites e conteúdos otimizados para dispositivos móveis. Segundo o Google, se as pessoas têm uma experiência negativa no celular, elas têm 62% menos chances de comprar da sua empresa no futuro.
De acordo com o relatório “Digital 2024: Global Overview Report” da DataReportal, o número de usuários de telefones celulares únicos em todo o mundo chegou a 5,61 bilhões em janeiro de 2024. Isso representa mais de dois terços da população total do mundo. Além disso, o número total de conexões celulares associadas a smartphones continua a aumentar, e com quase 7 bilhões de smartphones agora em uso, os últimos dados indicam que esses dispositivos agora representam cerca de 85% dos telefones em uso em todo o mundo hoje.
Além disso, o número de smartphones em uso está crescendo a uma taxa anual de 5,3%, com mais de 350 milhões de novos smartphones entrando em uso ativo nos últimos 12 meses. Ou seja, com os dados mais recentes sobre o uso mobile, ignorar essa versão pode ser um dos principais erros na sua estratégia de marketing digital em saúde.
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5. Não mensurar as ações
É essencial monitorar o tráfego e os indicadores das ações que são realizadas no marketing digital. Depois de instalar as ferramentas de monitoramento, como o Google Analytics, é muito importante acompanhar os resultados dos canais e verificar quais são mais relevantes de acordo com sua meta. Qual canal te traz mais conversões? Qual gera mais cliques? E qual post alcançou mais pessoas? Sem analisar os resultados, não é possível verificar o que funciona e nem melhorar suas métricas.
Bônus! Outro erro muito comum na área de marketing de algumas empresas é a perda de logins e senhas das ferramentas de marketing digital usadas. É muito comum que a empresa perca esses acessos ao trocar de funcionários ou de agências. No entanto, isso dificulta e atrasa a estratégia de marketing digital. Por isso, é importante que a empresa guarde, seja na nuvem ou sistema interno, as formas de acessos das redes sociais, do site, do Google Analytics, Gerenciador de Negócios do Facebook e Google, entre outras ferramentas.
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