Se você trabalha em uma empresa do setor de saúde, como operadora, hospital ou consultoria, por exemplo, deve ter percebido como a comunicação e o marketing na área mudou nos últimos anos. A concorrência é maior e a forma de atingir e conseguir um cliente novo passou por muitas transformações. Antigamente, isso se baseava muito no “boca a boca” ou ações de marketing tradicionais, mas, com a evolução da tecnologia e a disseminação de informação, a produção de conteúdo sobre saúde se tornou uma grande oportunidade para as empresas. Mas não é com qualquer conteúdo que você terá resultados.
Hoje em dia, o conteúdo de qualidade pode trazer resultados reais para uma empresa de saúde. A oferta gratuita de conhecimentos aproxima e humaniza o relacionamento com o público sem ferir a ética.
Além disso, atualmente existem muitas fake news e informações mentirosas sobre cuidados com a saúde. Portanto, quando um usuário encontra uma informação em saúde confiável, com autoridade e relevante, a possibilidade de engajar com a marca e virar um cliente é muito maior.
As buscas por dispositivos móveis (exceto tablets) representam, aproximadamente, metade de todo o tráfego digital no mundo inteiro.
– Fonte: Hubspot
Mas o que é um conteúdo de qualidade?
Existem várias definições para conteúdo de qualidade, mas, dentro do marketing de conteúdo na área de saúde, o significado é claro. É aquele que tira a dúvida da persona, consegue explicar um determinado assunto de forma completa e estar entre os melhores resultados do Google.
Veja mais: 5 ferramentas do Google para o marketing da sua empresa do setor de saúde ter sucesso
Isso pode parecer muito amplo, então vamos aos detalhes para explicar melhor. A escrita de qualidade pode ser algo subjetivo. Por exemplo, eu posso gostar de um texto, da linguagem usada e achá-lo interessante. Mas você pode não gostar e o texto pode não ter um resultado expressivo.
Apesar de os usuários serem diferentes, existem algumas questões básicas que o próprio Google julga e diz que um conteúdo de qualidade deve ter. Vamos citar alguns exemplos de fatores que todo conteúdo de qualidade deve ter:
- O conteúdo mostra informações, relatos, pesquisas ou análises originais?
- O material apresenta análises relevantes ou informações interessantes e originais?
- Quando o conteúdo é baseado em outras fontes, você evita simplesmente copiar ou reescrever e adiciona valor e originalidade ao material?
- O cabeçalho e/ou o título da página exibem um resumo descritivo e útil do conteúdo?
- Você evita o uso de termos exagerados ou chocantes no cabeçalho e/ou título da página?
É necessário focar em personas, palavras-chave, evidências e objetividade.
A importância da autoridade no conteúdo sobre saúde
Quando falamos de conteúdos publicados em sites, existem várias questões que ajudam a construir um conteúdo de qualidade em saúde. Afinal, sabe-se que na área de saúde, a especialidade e o reconhecimento de um site aumentam sua qualidade.
Em 2018, o Google atualizou seu algoritmo e sites YMYL (Your Money or Your Life) foram afetados. Estes são sites que podem impactar a futura felicidade, saúde, estabilidade financeira ou segurança dos usuários.
Portanto, páginas com informações médicas entram nessa lista. Por serem sites que lidam com questões importantes e sensíveis, o Google espera que sejam feitas por quem tem conhecimento e estrutura para isso. Eles usam as diretrizes do E-A-T (Expertise, Authoritativeness and Trustworthiness) para avaliar o site e seu conteúdo.
Assim sendo, eles verificam se o site é criado ou editado por pessoas com experiência no assunto. Por exemplo, citar fontes experientes ou reconhecidas pode ajudar. E uma página “Sobre Nós” deve identificar claramente quem é a empresa e a criadora do conteúdo. Por exemplo, um texto sobre exercícios físicos escrito ou validado por alguém que estudou o assunto é bem diferente de um escrito por alguém sem formação.
Além disso, existem alguns fatores essenciais que mostram que um conteúdo é confiável e que tem autoridade, como:
- O conteúdo apresenta as informações de maneira confiável, com indicação clara da fonte, evidências do uso de conhecimento especializado e dados sobre o autor ou site da publicação (como links para uma página de apresentação)?
- Se você fizesse uma pesquisa sobre o site que produz o conteúdo, ficaria com a impressão de que ele é confiável ou amplamente reconhecido como uma autoridade no assunto?
- O material é escrito por um especialista ou entusiasta que comprovadamente conhece bem o tema?
Nas redes sociais não é diferente
Apesar de não contarem com uma avaliação igual à do Google, conteúdos publicados em redes sociais que incluem características como as que citamos também são de qualidade. Usuários buscam informações confiáveis e relevantes em diversas mídias e essa pode ser a sua chance de conquistar um novo cliente.
Veja também: Conheça 6 erros comuns de SEO que você deve evitar
Por que você deve se preocupar com um conteúdo sobre saúde de qualidade?
Para o sucesso da sua empresa
Uma estratégia de conteúdo bem planejada e executada pode ser muito eficiente e gerar resultados, como:
- Construção de autoridade no mercado;
- Aumento de tráfego do site;
- Geração de leads;
- Aumento do número de clientes.
Mas isso não quer dizer somente produzir, publicar e aguardar o retorno. A produção de conteúdo sobre saúde de qualidade é a ponta de uma estratégia que engloba várias fases.
Para a promoção de saúde
Ao ter uma jornada do paciente clara e ajudá-lo com informações de saúde confiáveis, sua empresa também promove saúde e qualidade de vida. A Aliança Internacional de Organizações de Pacientes (IAPO) explica que cada paciente tem valores únicos, assim como perspectivas e preferências.
Portanto, a informação personalizada é importante para “melhorar a qualidade e o acesso à informação de saúde para pacientes”. Com esses critérios, é possível empoderar o paciente e torná-lo protagonista do cuidado.
Se a informação não for correta, segura e coerente, ela pode impactar a vida de alguém de forma negativa.
Nós, da Wellmaker, trabalhamos com marketing de conteúdo na área de saúde e prezamos excelência na produção dos conteúdos. Por isso, temos colaboradores especializados em jornalismo e na área de saúde, que se aperfeiçoam constantemente e escrevem de acordo com as necessidades específicas de cada cliente e com os resultados esperados.
Precisa de conteúdo na área de saúde? Fale conosco! Estamos à disposição para te ajudar.