Em um mundo onde a atenção das pessoas é cada vez mais disputada, a capacidade de comunicar informações complexas de forma rápida e atraente é fundamental. Diante deste cenário, os infográficos se tornam uma ferramenta essencial no marketing de conteúdo, principalmente na área da saúde.
Eles se destacam exatamente por simplificar a apresentação de dados e tornar o conteúdo visualmente atraente, facilitando a compreensão e o engajamento do público.
O que são infográficos e por que usá-los?
Se tem uma coisa que o marketing de conteúdo digital permite é usar e abusar da criatividade com recursos gráficos. Existem diferentes formatos de conteúdo visuais que podem e devem ser explorados.Essa lógica também é válida para a área da saúde.
Infográficos são materiais gráficos ou diagramas e têm como função simplificar a apresentação de uma informação complexa, bem como trazer dados da forma mais direta e visual possível.
Além de ser visualmente atraente, ele pode ajudar na escalabilidade do conteúdo, guiando o leitor de forma intuitiva e facilitando a compreensão e a retenção das informações.
Afinal, não é porque o assunto precisa de atenção, seriedade e credibilidade que ele precisa ser entregue para o público de forma quadrada e tradicional sempre. As pessoas se cansam de ver mais do mesmo e se atraem pela informação quando ela chega de uma forma diferenciada.
Nesse contexto, o infográfico se mostra como uma alternativa descontraída para entregar informações que precisam ser absorvidas rapidamente.
Acesse também: TikTok para empresas de saúde: uma ótima oportunidade para alcançar diferentes públicos
Exemplos de temas adequados para infográficos em saúde
- Prevenção de doenças sazonais: Como evitar a gripe no inverno.
- Passos para uma alimentação saudável: Guia rápido de nutrição para o dia a dia.
- Sintomas de alerta: Como identificar sinais precoces de diabetes.
Benefícios do infográfico para o setor de saúde
Os infográficos têm o poder de tornar uma marca ou profissional de saúde mais memorável. Em um mercado saturado de informações, a combinação de dados visualmente agradáveis com um design inteligente pode ser o diferencial que fixa a sua mensagem na mente do público. Além disso, o formato contribui para:
Chama a atenção
- Imagens são processadas pelo cérebro 6 mil vezes mais rápido. Isso significa que o público pode absorver o conteúdo em um piscar de olhos;
- Conteúdos sobre doença, por exemplo, chamam mais a atenção quando trazem imagens, tornando-se mais acessíveis e menos intimidadores.
Confira: 4 dicas de como escolher as melhores imagens para conteúdos sobre saúde e bem-estar
Simplifica a informação
- Permite representar dados de saúde, sintomas e outras informações complexas de forma simplificada (mas não rasa), o que contribui para o melhor entendimento do público e elimina barreiras que um texto denso pode carregar;
- É um formato que combina com conteúdos sobre dicas de saúde e qualidade de vida, proporcionando uma abordagem educativa, mais leve e agradável;
- Traz mais leveza para abordar um assunto sério, essencial para tratar temas sensíveis, como prevenção de doenças ou hábitos saudáveis.
Tem maior engajamento
- Infográficos aumentam o engajamento das redes sociais por serem mais atraentes;
- As pessoas comprovadamente compartilham mais esse tipo de conteúdo, o que contribui para que a informação seja transmitida para mais pessoas.
Acesse também: Funil de marketing: entenda a jornada do consumidor na área de saúde
Como fazer um infográfico de saúde
Antes de começar um infográfico é preciso definir o tema e realmente entender se ele combina com o formato.
Isso exige o trabalho de pesquisas e de buscas de referências confiáveis para entender qual é a informação a ser passada para o público e como ela pode ser desmembrada.
Confira a seguir, cinco passos fundamentais para criar o seu infográfico.
1. Escolha cores e tipografia adequada
Utilize a paleta de cores da sua identidade visual para criar harmonia, bem como fortalecer o reconhecimento da marca. A tipografia deve ser legível e adequada ao tema, evitando excessos que possam distrair o leitor.
2. Estruture as informações de forma lógica
Um bom infográfico segue uma estrutura lógica, com informações dispostas de forma progressiva. Utilize setas, linhas e outros elementos visuais para guiar o leitor de um ponto ao outro.
3. Certifique quais informações usar
Não adianta ter uma imagem bonita e não passar uma informação coerente e de qualidade. Portanto, certifique-se de que todas as informações estejam corretas e de que as fontes sejam confiáveis.
Saiba mais: Conteúdo sobre saúde de qualidade: saiba como produzir e engajar para promover sua marca
4. Traga exemplos práticos
Ao abordar temas como doenças, tratamentos ou dicas de saúde, use exemplos práticos que facilitem o entendimento. Pergunte a si mesmo:
“Eu quero informar o público sobre prevenção ou sobre como identificar sintomas? Tenho dados de fontes oficiais que reforçam o que estou falando?”
Confira: Produção de vídeo em saúde: um meio animado de exibir seu negócio da área da saúde
5. Use ilustrações e ícones
Considere o uso de ilustrações e ícones que representam visualmente as informações. Isso não apenas enriquece o infográfico, mas também ajuda na comunicação de conceitos complexos de forma mais simples.
Ao incorporar infográficos em sua estratégia de marketing de saúde, você não só torna seu conteúdo mais atraente, mas também mais acessível. Essa abordagem visual pode transformar a percepção do público sobre temas importantes, incentivando a educação e a prevenção de forma engajante.
O melhor de tudo é que você não precisa quebrar a cabeça para fazer o seu infográfico. É só deixar com a gente!
Entre em contato com nosso time. Somos uma agência especializada no setor e podemos ajudar com as melhores estratégias de marketing de conteúdo em saúde! Ou acesse nosso blog e veja nossos conteúdos exclusivos.
Antes de ir, confira: Conheça 9 formatos de produção de conteúdo para marketing digital