O consumo e a produção de conteúdos em vídeo cresceram de forma acelerada nos últimos anos, principalmente após a chegada do TikTok em diferentes países. Logo, o formato se tornou o preferido entre os usuários das plataformas digitais.
Uma pesquisa recente da Wyzowl, publicada em 2024, mostrou que 89% dos consumidores gostariam de ver mais vídeos de marcas. Além disso, a probabilidade de um conteúdo de audiovisual ser compartilhado pelos usuários em suas redes é 52% maior do que qualquer outro tipo.
Diante disso, todas as plataformas tomaram iniciativas para beneficiar o formato. E a mais recente novidade do mundo digital foi a criação da aba de vídeos no LinkedIn, a rede social voltada para o mercado profissional.
Leia também: A importância da LinkedIn Insight Tag para campanhas e estratégias de marketing
Como encontrar vídeos no LinkedIn?
Se você tem o hábito de rolar o feed pelo aplicativo da plataforma, já percebeu que os vídeos aparecem na timeline como qualquer outra publicação e se iniciam automaticamente, assim como ocorre nas demais redes sociais.
Porém, agora, ao tocar no conteúdo para assisti-lo em tela cheia, ocorre um redirecionamento para o feed de vídeos do LinkedIn. Ou seja, a partir daí, como no TikTok ou no Reels do Instagram, basta rolar para cima e novos vídeos continuarão surgindo. A aba também pode ser acessada diretamente pela barra inferior em que se encontra o menu, na opção “Vídeo”.
Alguns meios de comunicação do setor de marketing estão chamando o novo recurso de “feed vertical” ou “feed de vídeo curto” do LinkedIn.
Mas, um ponto importante a se levantar é que, como a novidade ainda está sendo testada e avaliada pela plataforma, o próprio LinkedIn faz uma curadoria dos conteúdos para entender sua relevância e seu potencial diante da comunidade.
Assim, alguns vídeos ainda não estão aparecendo automaticamente nessa nova sessão e ficam limitados ao feed comum.
Veja mais: Você sabe o que é marketing de conteúdo e por que ele é importante?
Por que aderir ao formato?
Além das pesquisas globais que mostram a grande preferência do público por vídeos, devido a razões como facilidade de entendimento do conteúdo, dinamismo e acessibilidade, de acordo com um release do próprio LinkedIn:
- é o formato que mais cresce na plataforma, com os uploads aumentando em 34% ano após ano;
- o engajamento é 1,4 vezes maior em vídeos do que em outros conteúdos postados na rede;
- Brendan Gahan, CEO e cofundador da Creator Authority, agência de marketing para criadores do LinkedIn, afirma que conteúdos em vídeo representam 60% do tempo gasto nas redes sociais;
- o LinkedIn prioriza conteúdos que incentivam o engajamento, por isso os vídeos tendem a ter mais visibilidade.
Vale ressaltar ainda que um estudo da HubSpot confirma que conteúdos audiovisuais estão entre as tendências atuais do marketing, influenciando significativamente nos comportamentos, autoridade do profissional ou marca, fidelização de público, acesso à informação e decisões de compra. Por isso, a expectativa é de que eles continuem em crescimento.
Quer saber mais? Conheça 9 formatos de produção de conteúdo para marketing digital
Assuntos e temas a se explorar
O LinkedIn é uma rede focada no mercado de trabalho. Assim, os conteúdos devem ser pensados de forma mais estratégica e corporativa. Alguns assuntos que podem performar bem incluem:
Marketing educacional
Vídeos que oferecem informações e momentos de aprendizado estão em alta e fazem parte das tendências de marketing para 2025. O levantamento da HubSpot aponta que conteúdos educativos ajudam a construir autoridade e fidelizar a audiência.
Conteúdo promocional de serviços
Seja em formato de campanhas publicitárias ou vídeos que ressaltam os principais recursos e benefícios dos serviços, eles costumam ser bem aceitos e mais fáceis de compreender por parte do público.
Insights do setor
São boas opções para aumentar a credibilidade e proximidade com os seguidores, principalmente quando lideranças da empresa se posicionam e fornecem atualizações sobre tendências do mercado ou opiniões. Esses vídeos também ajudam a audiência a se manter bem-informada e por dentro da sua área de atuação.
Cultura da empresa e colaboradores
Não há nada que as pessoas gostem mais do que ver a realidade das empresas. Por isso, vale investir em vídeos que contam histórias da marca e dos colaboradores, ideias descontraídas com funcionários reais, eventos e correlacionados. São ótimos para o branding e para o recrutamento de novos talentos.
Acesse também: Como analisar concorrentes no marketing digital: ferramentas e dicas práticas
Dicas para uma boa performance em vídeos no LinkedIn
A qualidade e a criatividade na hora de criar um conteúdo sempre vão ser fatores de importância. No entanto, para garantir bons resultados, é preciso levar em consideração alguns outros pontos de atenção.
– Tempo do vídeo
A aba de vídeos no LinkedIn foi criada no formato de short vídeos, como a do Youtube, por exemplo. Por isso, o ideal é que esses conteúdos tenham entre 60 e 90 segundos. Inclusive, a própria plataforma já incentiva que a duração seja de no máximo dois minutos.
– Formato
Por mais que o feed do LinkedIn permita e até favoreça os vídeos horizontais, a nova funcionalidade foca no vertical (9:16), já que a ideia é otimizar a experiência em dispositivos móveis, que também estão sendo mais utilizados, principalmente pelas novas gerações.
– Legendas
Grande parte dos usuários das redes sociais assistem a vídeos com o som desligado, seja por estarem em ambientes com muito barulho ou que necessitam de silêncio. Assim, a legenda é um recurso que captura e faz a audiência permanecer no conteúdo. Além disso, ela é aliada à acessibilidade.
– Hashtags
A lógica é a mesma de outras redes sociais. O uso estratégico de hashtags, escolhidas de acordo com o tema, setor e direcionamento, pode ajudar no alcance e na entrega do vídeo a novas pessoas que se interessam pelo assunto.
Por fim, é importante lembrar que os vídeos no LinkedIn oferecem importantes métricas para análise da performance, como visualizações, dados de engajamento e tempo visualizado do vídeo. Assim, é possível compreender e ajustar a sua estratégia de conteúdo.
Que tal se aprofundar um pouco mais e conhecer 5 motivos para incluir vídeos no marketing digital da sua empresa?