Ter um site responsivo antes era visto como um diferencial, mas hoje já é uma obrigação. Mas, o que isso significa?
Pense só: sua empresa tem um site, mas quando entra pelo celular ele fica desconfigurado? A leitura dos conteúdos e a experiência de navegação são prejudicadas? Esses são só alguns exemplos. Ou seja, para conquistar a pessoa que entra no seu site, você precisa seguir algumas regras e dicas importantes.
O que é um site responsivo?
Um site responsivo é aquele que está projetado para ser adaptado para qualquer tipo de dispositivo, seja desktop, mobile ou tablet.
Ou seja, você sempre consegue acessar o site sem perder a qualidade das imagens e das informações em textos. Assim, a navegação do usuário é boa e não atrapalha a experiência.
De acordo com a Interaction Design Foundation, o termo “design responsivo” foi usado pela primeira vez pelo web designer e desenvolver Ethan Marcotte em seu livro “Responsive Web Design”.
Na obra, ele explica que sites responsivos respondem às alterações na largura do navegador ajustando o posicionamento de elementos de design para que caibam no espaço disponível.
Para um design responsivo, utiliza-se uma técnica de estruturação de sites baseada em HTML5 e CSS. Se você estiver lendo esse artigo pelo celular, por exemplo, vai perceber que ele é responsivo.
Ou seja, você não precisou ajustar a tela para conseguir ler. O layout mudou automaticamente de acordo com o tamanho da tela e os recursos do dispositivo.
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Por que um site responsivo é essencial para a sua marca?
Além de proporcionar uma melhor experiência para o usuário, um site responsivo reflete diretamente na percepção que o público tem da sua marca. Afinal, quando um site é fácil de navegar, carrega rapidamente e apresenta as informações de forma clara, isso transmite profissionalismo e cuidado com o cliente.
Por outro lado, um site que não se adapta bem a dispositivos móveis pode fazer com que seus clientes em potencial tenham uma impressão negativa, aumentando as taxas de rejeição e reduzindo as chances de conversão.
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6 benefícios de investir em sites responsivos
Se você quer oferecer a melhor experiência no seu site e conquistar novos clientes com ele, é preciso ter um site responsivo. Assim, você atrai novos usuários e isso também ajuda a fidelizá-los. Entenda alguns dos benefícios!
1. Melhor posição no Google
Os sites que usam design responsivo são atualmente mais amigáveis ao mecanismo de pesquisa.
Além disso, para sites responsivos, um único user agent do Googlebot só precisa rastrear sua página uma vez, em vez de vários user agentes rastrearem a página diversas vezes para recuperar todas as versões do conteúdo.
Essa melhora na eficiência do rastreamento pode ajudar o Google indiretamente a indexar mais o conteúdo do seu site.
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2. Maior taxa de conversão
Um site responsivo não apenas melhora a experiência do usuário, mas também pode aumentar significativamente a taxa de conversão.
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Isso acontece porque o design responsivo reduz a necessidade de redimensionar, rolar e ajustar o conteúdo, o que facilita a navegação e, consequentemente, a realização de ações desejadas pelo usuário, como preencher formulários, fazer uma compra ou entrar em contato.
Em outras palavras, um site que se adapta perfeitamente a todos os dispositivos remove barreiras potenciais que poderiam impedir um usuário de se tornar um cliente.
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3. Mais acessível para dispositivos móveis
De acordo com o Google, desde 1º de julho de 2019, a indexação que prioriza dispositivos móveis está ativada. A organização afirma que isso significa que o web design responsivo é ainda mais importante para que o site seja indexado.
Além disso, a possibilidade de erros em dispositivos móveis é menor. É muito importante melhorar a experiência do usuário mobile já que, conforme o próprio Google, se as pessoas têm uma experiência negativa no celular, elas têm 62% menos chances de comprar da sua empresa no futuro.
4. Carregamento mais rápido
Uma vez que não exige redirecionamento para que os usuários que tenham uma visualização otimizada para dispositivos, o tempo de carregamento do site reduz quando ele é responsivo. A velocidade do site é um fator muito importante para conquistar o usuário.
Mais da metade dos brasileiros conectados à internet esperam que os sites carreguem em menos de 3 segundos quando acessados pelo celular.
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5. Redução de custos de manutenção
Outro benefício importante de ter um site responsivo é a redução de custos de manutenção.
Ou seja, com um site que se adapta automaticamente a diferentes dispositivos, você não precisa manter versões separadas para desktop e mobile, o que simplifica o processo de atualização e manutenção.
Essa eficiência não só economiza tempo, mas também dinheiro, permitindo que você invista mais em outras áreas críticas do seu negócio.
6. Integração facilitada com mídias sociais
Sites responsivos também se integram melhor com as plataformas de mídias sociais, que são predominantemente acessadas via dispositivos móveis. Por isso, quando os usuários compartilham links do seu site, é fundamental que o conteúdo seja de fácil acesso e com visual atraente em qualquer dispositivo.
Isso garante que sua marca tenha uma presença online coesa e eficaz, independentemente de como os usuários chegam ao seu site.
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Ou seja, seu site ou da sua empresa precisa se atualizar e oferecer a melhor experiência para seu cliente. Ser responsivo vai te ajudar nesse objetivo!
E aí, seu site já é responsivo? Ainda não? Nós podemos te ajudar! Entre em contato conosco!
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