No dinâmico e complexo mundo da saúde, compreender a jornada do consumidor é fundamental para elaborar estratégias de marketing eficazes. O funil de marketing, uma ferramenta clássica, adapta-se perfeitamente a esse cenário, ajudando empresas de saúde a atrair, engajar, bem como converter potenciais clientes.
Por isso, neste conteúdo, vamos explorar como o funil de marketing se aplica à área de saúde, detalhando cada etapa da jornada do consumidor. Continue a leitura.
Jornada do consumidor
Você já ouviu falar da famosa jornada do consumidor? Ela consiste em montar uma estratégia de captação de leads e é muita utilizada dentro do marketing digital. O objetivo é acompanhar e alimentar esse indivíduo com conteúdos para que o interesse inicial o transforme em cliente final.
A abordagem é fortemente baseada no estudo do comportamento do consumidor, que evoluiu de forma significativa ao longo dos anos. Atualmente, o processo de compra ou de contratação de serviços não espera que o consumidor se dirija diretamente a você, no entanto, é essencial demonstrar porque ele necessita do que você oferece.
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Como funciona o funil de marketing na saúde?
Mas, como isso funciona dentro da área da saúde? Se o marketing é voltado para um profissional médico ou uma clínica, por exemplo, o intuito é convencer o potencial paciente de que é referência no assunto e na área. Assim é possível ganhar credibilidade e sua preferência. Vamos entender melhor as etapas desse processo!
Defina a persona (público-alvo)!
Primeiramente, antes de começar a pensar e montar uma jornada do consumidor, é preciso entender quem é o seu público. Isso envolve sexo, idade, classe social e interesses. Porém, também onde ele se encontra, quais são seus problemas, dores e como você poderá ajudá-lo.
Saiba mais: O que é e como definir de forma estratégica seu público-alvo? 5 dicas
1. Descoberta
A jornada começa quando o paciente busca informações na internet, seja por apresentar um sintoma, receber um diagnóstico ou ter uma dúvida geral sobre saúde. Ele utiliza palavras-chave específicas para encontrar conteúdos relevantes. Então, se você mantém um blog atualizado, redes sociais ativas e materiais ricos como e-books, já está no caminho certo para ser notado.
Por exemplo, isso acontece quando o paciente possui um sintoma, foi diagnosticado com uma doença ou então, só possui uma dúvida geral sobre saúde. Então, ele vai até a internet e faz uma pesquisa sobre o assunto. Agora, ele não está buscando o seu serviço e sim uma informação de qualidade e confiável.
Confira: Conteúdo sobre saúde de qualidade: saiba como produzir e engajar para promover sua marca
2. Consideração
Com a informação inicial que ele conseguiu, ele percebeu que o sintoma pode significar uma doença que precisa de tratamento. Ou então, que sua condição exige cuidados específicos dos quais ele não sabia.
Ele está entendendo que existe um problema que precisa de solução. Então, ele busca se aprofundar ainda mais no assunto. O que pode ser por meio dos seus conteúdos, caso você esteja oferecendo ainda mais informações em suas redes para que ele acesse.
3. Decisão
O paciente já tem certeza de que existe um problema de saúde e que ele precisa fazer algo sobre isso. Seja tratar a possível doença, seja se informar mais sobre sua condição ou então, fazer exames preventivos de saúde para evitar um quadro enfermo.
Ele está considerando as opções que ele tem. Você tem a solução para o problema dele e ele confia nisso, porque até agora ele consumiu as informações corretas que você cedeu. No melhor cenário, ele acaba decidindo fechar o serviço com você.
Estratégias de conteúdo de marketing para o funil de saúde
Produzir conteúdo que educa e informa é fundamental, mas é igualmente importante otimizar esse conteúdo para buscas (SEO). Isso inclui o uso estratégico de palavras-chave, a criação de backlinks, bem como a garantia de que seu site é amigável tanto para os usuários quanto para os mecanismos de busca.
Veja também: Conheça 6 erros comuns de SEO que você deve evitar
Além disso, entender o uso de call-to-actions (CTAs) eficazes pode direcionar o consumidor para a próxima etapa do funil. Por exemplo, após um artigo sobre sintomas de diabetes, um CTA como “Agende uma consulta para avaliação de diabetes” pode ser o impulso necessário para a conversão.
Confira antes de ir: Call to action no marketing da área de saúde: tudo que você precisa saber
Entendeu como pensar na jornada do consumidor faz a diferença? Mas se você não sabe como estruturar os melhores conteúdos para alcançar o seu objetivo, não se preocupe! Somos uma agência especializada na comunicação em saúde e podemos te ajudar com isso. Entre em contato conosco agora mesmo!
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