Quando você está navegando em um site e se depara com um botão ‘clique aqui’, você clica? Pois bem. Sinal que o marketing digital por trás da empresa foi eficiente ao apostar no Call to Action.
Call to Action (CTA) nada mais é do que uma ‘chamada para ação’, muito comum em sites, e-mails, redes sociais e anúncios, indicando ao usuário o que deve ser feito em seguida. Geralmente, um CTA surge como um link ou botão em uma cor de destaque, explorando termos no imperativo como “acesse” e “clique”. E se você está interessado no conteúdo, acredite: vai clicar!
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Quer chamar a atenção para seus CTAs?
Segundo a ComSchool, algumas dificuldades podem surgir na hora de criar uma chamada para a ação, pois despertar o interesse de usuários exige uma certa estratégia de marketing e muita dedicação. Para garantir que cliquem para baixar seu e-book, assinem sua newsletter ou compartilhem seu artigo nas redes sociais, confira as principais dicas.
• Empregue o imediatismo
Para convencer a pessoa do outro lado da tela a executar determinada tarefa, aposte em verbos imperativos, como “faça”, “seja”, “receba”.
• Tenha foco
Não use vários botões de call to action com opções diferentes para não confundir o usuário.
• Destaque-se
Não use a mesma cor (ou cor parecida) para botões de chamada para ação e plano de fundo do site.
• Seja claro
A pessoa precisa sentir que seu CTA é claro para não achar que está sendo enganada. Tenha muito cuidado para passar a informação certa. Ao invés de usar “Clique aqui!”, troque por “Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades”.
• Seja simples
Crie CTAs com menos palavras. Objetividade ajudará você a conseguir melhores resultados.
É possível fazer CTA no setor de saúde?
Sim! E de forma extremamente eficiente. Mas uma dica importante aqui é tomar cuidado para que o conteúdo não pareça propaganda. Nesse nicho, a promoção da saúde deve ser sempre mais importante e você deve concentrar suas atenções em textos, imagens e posts que informam e eduquem, principalmente.
Exemplos de Call to Action na saúde
Quer informar, educar e ainda conseguir alguns cliques para seu conteúdo? Dê uma olhada em exemplos práticos que podem ajudar você:
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8 erros comuns de CTAs
Gerar conversões é o objetivo principal dessa tática, mas se você não souber usá-la corretamente, sua estratégia de marketing pode ir água abaixo. Cuidado com alguns erros muito comuns que podem detonar sua chamada para ação.
1. Não ter um CTA
Primeiro — e mais bobo — dos erros cometidos no marketing digital. Se você não tem um CTA, a chance de ser notado pelo cliente é pequena. Muito pequena.
2. Cores erradas
É importante que estejam em harmonia com o restante do conteúdo. Cores quentes, como amarelo, laranja, vermelho e rosa, transmitem uma sensação de amizade e de energia. Já cores frias, como azul, cinza e lilás, dão a sensação de confiança e profissionalismo.
3. Formato inadequado
Botões pequenos demais podem não ser vistos. Em contrapartida, botões excessivamente grandes criam a sensação de obrigatoriedade e atrapalham a conversão.
4. Não fazer testes A/B
Testes A/B são ferramentas de comparação entre duas opções, que verificam qual performa melhor. Eles permitem que você tome decisões baseadas em dados, deixando os achismos de lado.
5. CTA vago demais
A expressão “Clique Aqui” não mostra a finalidade da interação e pode gerar dúvidas sobre o que acontecerá, caso o botão seja clicado. Será que pode ser um vírus? Para fugir de um Call To Action vago demais, substitua o “Clique Aqui” por “Registrar Agora”, “Baixar e-book”, “Entrar em contato”.
6. Muitos CTAs na mesma página
Isso pode confundir bastante o usuário e ele não tomar decisão alguma, fazendo com que você perca uma ótima oportunidade de gerar uma conversão.
7. Não alinhar CTA com o conteúdo
O conteúdo deve estar sempre ligado ao CTA. Não dá para falar como combater a obesidade e a chamada de ação levar o usuário para ‘sintomas de doenças cardiovasculares’. É preciso ter entrega de valor ao cliente!
8. CTAs exigentes demais
Atenção ao tipo de informação que você solicita para que o cliente tenha acesso ao conteúdo. Dados confidenciais demais podem fazer com que o usuário fuja. Para começar, solicitar apenas nome e e-mail já está de bom tamanho.
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