O projeto “Trago Verdades” surgiu em 2021 para desvendar e combater fraudes na utilização de planos de saúde. Desenvolvido pela operadora de saúde premium Care Plus, ele busca conscientizar os beneficiários e a população em geral sobre as principais ações suspeitas e fraudulentas que ameaçam a sustentabilidade do plano de saúde e o bem-estar e segurança dos beneficiários.
A cada ano, estima-se que até R$ 34 bilhões sejam gastos pelas operadoras de saúde para cobrir fraudes, de acordo com o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar.
Objetivos
Diante desse cenário, a Care Plus queria comunicar de forma clara e didática quais são as principais fraudes no uso de planos de saúde, como podem afetar o próprio beneficiário e como denunciar. Dessa forma, a estratégia elaborada pelo nosso time na agência Wellmaker buscou alcançar o maior número possível de beneficiários e pessoas que trabalham em empresas similares. E, com isso, aumentar as denúncias e reduzir tais fraudes.
Canais digitais utilizados
Estabelecer os meios pelos quais o público-alvo seria alcançado fez parte da estratégia traçada pela nossa equipe interna. Para isso, foi importante avaliar a presença dos perfis a serem atingidos nas diferentes redes sociais, as taxas de abertura de comunicações enviadas pela operadora e o quanto as mensagens passaram a reverberar no mercado.
Conteúdos orgânicos X patrocinados
Nas redes sociais, além de mantermos a publicação de alguns conteúdos orgânicos ao longo de 4 anos, também fizemos campanhas de performance com objetivo de alcançar principalmente os beneficiários da Care Plus.
Ao longo desses anos, a linguagem sempre foi adaptada para continuar despertando o interesse do público pelo assunto. Do mesmo modo, para melhor compreensão e fixação dos temas, houve um denso trabalho educativo envolvendo os diversos tipos de fraudes aplicados.
Além disso, no último ano, realizamos campanhas no Meta para atingir pessoas que interagem e/ou veem anúncios suspeitos de clínicas. De modo geral, conscientizar o público sobre o tipo de abordagem de prestadores e estabelecimentos que agem de modo ilícito, contribui para a sustentabilidade de todo o sistema.
Tal estratégia de educação sobre os mecanismos de ação foi sustentada ainda com apoio da produção de conteúdos para o hotsite sobre o projeto “Trago Verdades” , com o acréscimo de construir um design de página que oferecesse navegação rápida e intuitiva.

O trabalho, desenvolvido a quatro mãos, contou com identificação de padrões de fraude pelos times da operadora e com monitoramento de mudanças de tom de voz por parte de clínicas infratoras para continuar atraindo beneficiários de planos de saúde. Este último, envolveu os esforços do nosso time interno – mais uma vez.



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