No competitivo mundo digital de hoje, aparecer na primeira página do Google é essencial para atrair novos pacientes, bem como fortalecer a presença online de clínicas, consultórios e profissionais da saúde. O SEO para o segmento de saúde é uma ferramenta poderosa que pode fazer toda a diferença. Então, continue a leitura e vamos explorar as estratégias essenciais para otimizar seu site e garantir que ele se destaque nas buscas do Google.
SEO para o segmento da saúde
Imagine que você acabou de dar uma repaginada no site da sua empresa que é do segmento de saúde e o design dele está moderno, clean e muito bem feito. No entanto, existe só um probleminha: ninguém consegue encontrar você pelo Google.
É aí que entra o SEO (Search Engine Optimization), ou seja, otimização para mecanismos de buscas. Mas o que quer dizer isso? SEO consiste em um conjunto de técnicas e estratégias que melhoram o posicionamento do seu site nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca mais utilizados no mundo.
De acordo com Moz, uma das empresas mais respeitadas do mundo em SEO, esse conceito é a “prática de aumentar a quantidade e a qualidade do tráfego para o seu site por meio de resultados de pesquisas orgânicas”, inclusive no segmento da saúde.
Isto é, ao seguir as regras de SEO, é possível aparecer na primeira página do Google e assim aumentar visibilidade, gerar leads e consequentemente mais clientes. Isso é ainda mais importante para alguns tipos de sites, como os da área de saúde. Afinal, algumas regras fazem toda a diferença nesse setor.
Confira: 7 estratégias eficazes para gerar leads qualificados e convertê-los em clientes fiéis
Como o Google funciona?
Primeiramente, vamos entender como funciona o principal motor de busca atual.
O Google segue três etapas básicas, que incluem diversas regras, para selecionar as páginas de Web. Entenda cada fase:
Rastreamento
O Google explica que eles precisam pesquisar constantemente novas páginas e adicioná-las à própria lista já conhecida. Há várias formas de melhorar o rastreamento do seu site, por exemplo, enviar uma lista das suas páginas (um sitemap) ao Google, enviar um URL individual e vincular seu site à outro que o Google já conhece.
Indexação
Depois que uma página é descoberta, o Google analisa o conteúdo dela, cataloga arquivos de imagens, bem como vídeos incorporados, e tenta identificar sobre o que se trata. Mas, para melhorar a indexação, é necessário ter conteúdos bons, com cabeçalhos que expressem o assunto da página.
Saiba mais: Conteúdo sobre saúde de qualidade: saiba como produzir e engajar para promover sua marca
Veiculação
Para dar a melhor resposta quando o usuário faz uma consulta, o Google tenta determinar as respostas mais adequadas e com mais qualidade. A empresa também avalia outras considerações que fornecerão a melhor experiência do usuário, por exemplo, localização, idioma e dispositivo.
Como melhorar o posicionamento do site?
Agora que você já sabe o conceito de SEO e como funciona o processo do Google, independente de ser do segmento da saúde ou não, vamos então entender melhor quais são essas técnicas. Seja seu site novo ou antigo, é importante sempre aprimorá-lo e atualizá-lo de acordo. Isso porque as regras mudam e o algoritmo do Google também.
Em primeiro lugar, o importante é entender que você precisa focar no usuário, pensar quem é seu público-alvo, qual é a necessidade dele, o que ele busca e que problemas enfrenta. Ou seja, se colocar no lugar do consumidor.
Estudos do Think With Google indicam que as buscas estão virando conversas. Por exemplo, procura por “posso usar Paypal na Amazon” ou “que laptop eu deveria comprar” estão aumentando.
As buscas estão ficando também mais específicas e coloquiais. No caso de cuidados pessoais, por exemplo, de “melhor shampoo” mudou para “que shampoo eu deveria usar?”.
Além disso, pesquisas por voz estão aumentando e as pessoas tiram dúvidas. Ou seja, perguntas que iniciam com os termos “onde”, “quando”, “como”, “qual” e “por que” são muito comuns e o Google busca responder essas dúvidas. Portanto, conheça quem você quer atingir.
Confira: O que é e como definir de forma estratégica seu público-alvo? 5 dicas
5 dicas de SEO para melhorar seu site do segmento da saúde no Google
Agora, vamos para as técnicas práticas. Existem centenas de fatores de SEO que influenciam seu site. Vou citar algumas das principais. Confira!
1. Reconhecimento e autoridade
A especialidade e o reconhecimento de um site aumentam sua qualidade. Principalmente na área de saúde. Em 2018, o Google atualizou seu algoritmo e páginas YMYL (Your Money or Your Life) foram afetados. Estes são sites que podem impactar a futura felicidade, saúde, estabilidade financeira ou segurança dos usuários.
Na atualização de 2024, por exemplo, 45% dos conteúdos de baixa qualidade também são eliminados. O que reforça, mais uma vez, a preocupação do Google com conteúdos de qualidade e que não sejam nocivos à saúde dos usuários.
Portanto, páginas com informações médicas entram nessa lista. Uma vez que são sites que lidam com questões importantes e sensíveis, o Google espera que sejam feitas por quem tem conhecimento e estrutura para isso. Eles usam as diretrizes do E-A-T (Expertise, Authoritativeness and Trustworthiness) para avaliar o site e seu conteúdo.
Assim sendo, eles verificam se o site é criado ou editado por pessoas com experiência no assunto. Por exemplo, citar fontes experientes ou reconhecidas pode ajudar. E uma página “Sobre Nós” deve identificar claramente quem é a empresa e criadora do conteúdo. Além disso, um texto sobre exercícios físicos escrito ou validado por alguém que estudou o assunto é bem diferente de um escrito por alguém sem formação.
2. Site rápido
Um site lento pode desencorajar o usuário a deixar de ler um artigo ou comprar um produto. Segundo o eConsultancy, quase 40% das pessoas abandonam um site que gasta mais de 3 segundos para carregar.
Portanto, é muito importante otimizar a velocidade do site e melhorar a experiência do usuário. Isso pode ser feito removendo plugins e elementos desnecessários, otimizando imagens, reduzindo arquivos CSS, entre outras questões.
Confira também: Entenda a importância da velocidade do site para ter bons resultados
3. Mobile-friendly
Pesquisas mostram que usuários de celular ultrapassaram usuários de desktop por volta de 2014. No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, celular é um meio de acesso à internet para 97% dos usuários brasileiros que usam internet.
Por isso, é muito importante que seu site tenha um design responsivo e que seu conteúdo seja amigável ao mobile.
Para ver se seu site é mobile-friendly, é possível usar uma ferramenta do próprio Google. Olhe, por exemplo, o resultado do nosso site:
4. Conteúdo profundo e escaneável
Os conteúdos do site precisam ser focados nas demandas dos usuários. Quais são as dúvidas deles? O que eles buscam? Assim, é importante fazer textos para o blog que sejam profundos, bem escritos e fáceis de ler. Para isso, utilize parágrafos curtos, subtítulos, listas e termos relevantes em negrito.
Além disso, é importante fazer uma pesquisa de palavra-chave na qual seu texto deve se basear. Mas, ela deve ser inserida no artigo de forma natural. Explore também a semântica no conteúdo, incluindo outras palavras relacionadas e sinônimos. Se possível, coloque também imagens, vídeos, gifs ou áudios ao longo do conteúdo.
5. HTTPS e a segurança do seu site
Essa dica é antiga, mas muitos sites ainda não se adaptaram. O Google entende que sites HTTPS, ou seja, que têm certificado SSL são seguros e prezam pela boa navegabilidade do usuário.
Portanto, ele aumenta a credibilidade e beneficia o ranqueamento no buscador. Além do “https://” na barra de navegação, os sites protegidos costumam apresentar um cadeado verde ao lado da URL.
Veja também: Principais fontes de informações sobre saúde na era digital
O processo de SEO normalmente ocorre por meio de pequenas modificações em partes do seu site. Pode parecer que são apenas melhorias adicionais quando vistas de forma individual. Mas, quando combinadas com outras otimizações, o impacto em termos de experiência de usuário e resultados da pesquisa orgânica é notável. Portanto, não tenha medo das mudanças.
É muito importante também acompanhar e analisar os efeitos dessas mudanças. Assim, você registra o que está funcionando e o que não está. Existem várias ferramentas que podem ajudar. Aqui na Wellmaker nós usamos, além das ferramentas do Google, o SemRush, que é uma das melhores ferramentas atuais de SEO e web analytics, para assim, atendermos da melhor maneira nossos clientes do segmento de saúde.
Antes de ir, acesse: 5 erros de marketing digital em saúde que muitas empresas cometem
Você ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e acesse nosso blog para ler outros conteúdos sobre marketing e comunicação em saúde!