Essencial para aparecer nas primeiras páginas do Google, o SEO (Search Engine Optimization) é necessário para aumentar o tráfego orgânico do site. A longo prazo, um SEO bem feito garante um alto número de acessos ao site sem ter que recorrer à mídia paga. Porém, cometer erros de SEO, pode prejudicar, e muito, a sua estratégia de marketing digital.
Por isso, separamos algumas dicas de práticas básicas no SEO, mas que infelizmente muitas empresas e profissionais não seguem.
O que é SEO?
Apenas para relembrar, SEO significa otimização para mecanismos de buscas. Esse conceito consiste em um conjunto de técnicas e estratégicas que melhoram o posicionamento de sites nos resultados orgânicos de mecanismos de buscas, como o Google.
Agora, vamos às dicas do que é necessário ter atenção e parar de cometer esses erros de SEO já, para seu site ter sucesso!
6 erros comuns de SEO
1. Conteúdos de baixa qualidade
O Google vem cada dia mais valorizando conteúdos de qualidade e atualizados. Portanto, conteúdos fracos, superficiais, sem imagens ou recursos informativos como vídeos ou infográficos, dificilmente conquistará boas posições.
Ainda mais na área da saúde, os sites são considerados pelo Google páginas YMYL (Your Money or Your Life), ou seja, sites que podem impactar a futura felicidade, saúde, estabilidade financeira ou segurança dos usuários. Por isso, a exigência por qualidade é ainda maior.
Portanto, não copie o conteúdo de outros sites, blogs e até mesmo artigos. Pois, além de ser uma prática ruim para o ranqueamento do seu site, é crime de plágio. Os textos de outros autores podem ser inspirações e referências, mas nunca cópias literais.
Evite também conteúdos duplicados, por exemplo, textos de blog diferentes com a mesma palavra-chave, e conteúdos que não acrescentam na vida do leitor.
2. Não usar heading tags
As heading tags (h1, h2, h3, h4, h5 e h6) são tags HTML para uso como títulos e intertítulos nos conteúdos. A h1 é a mais importante, portanto, seria o título. Já a h2, o subtítulo, e assim por diante. Elas servem para estruturar e costumam ser o conteúdo mais visível na página, por isso é comum erros na sua estruturação que impactam o SEO.
Para o Google, as headings são um fator fundamental para mostrar sua página nos resultados de busca.
“Use headings e títulos descritivos, pois ajudam o usuário a navegar no site e na página”, afirma a plataforma no Google Developers. Mas algo importante a se lembrar: as páginas podem ter mais de um h2, mas o ideal é que não tenha mais de um h1.
3. Falta de otimização de links internos e externos
Usar links internos ao longo dos seus conteúdos ajuda na experiência do usuário, aumenta acessos de outras páginas e é fator essencial de SEO. Os links internos são links do seu próprio site.
Por exemplo, você escreveu sobre dicas para cuidar do cabelo no verão e tem outro conteúdo sobre queda de cabelo. Você pode mencionar esses conteúdos um no outro e incluir o link deles.
Já os links externos são os que você inclui no seu conteúdo, mas que apontam para outros sites. Por exemplo, ao citar pesquisas de instituições e fontes que usou para escrever seu conteúdo, é muito importante que coloque o link de onde achou essas informações. O Google reconhece isso como uma prática importante, pois cria uma rede de sites e é bom para o usuário quando há trocas de links de qualidade.
Mas não se esqueça que os links devem ser incluídos de forma natural durante o texto e os links externos podem ser colocados com a opção “abrir página em outra guia” para o usuário continuar navegando no seu site. O ideal, nos dois casos, é usar um texto âncora que tenha relação com o assunto da página.
Aproveite e veja: Como funciona o SEO para Youtube e 5 dicas para otimizar seu canal e conseguir mais acessos
4. Problemas com meta tags
Os erros de SEO relacionados as meta tags são muito comuns, por isso, tenha atenção neste tópico.
As meta tags, como tags de título e descrições meta, são subestimadas por muitos redatores e programadores. Mas, elas são essenciais para os mecanismos de pesquisa identificarem os tópicos das suas páginas e para convencer o usuário a entrar no seu site.
A meta-description é aquele pequeno resumo que aparece abaixo do título no resultado de pesquisa no Google. Já a tag de título, é o título do seu conteúdo no resultado de busca, porém, é recomendado que não seja igual ao título interno.
Estas metas tags devem ser únicas e personalizadas. Por isso, devem incluir as palavras-chave mais relevantes do conteúdo da página, serem atraentes e terem o tamanho correto. De acordo com a Moz, empresa americana referência em SEO, hoje, o ideal para o Google é que a meta description tenha de 155 a 160 caracteres. Ainda segundo Moz, a tag de título precisa ter entre 50 e 60 caracteres.
5. Ter um site lento demais
Quando a velocidade de carregamento das páginas do site é lenta, menor é a probabilidade de engajar os usuários, por isso, esse também é um dos erros mais comuns de SEO. O Google já indicou que a velocidade do site e, assim, o tempo de carregamento das páginas, é um dos fatores usados por seu algoritmo para ranquear as páginas.
Porém, muitos sites ainda são impactados por sua velocidade. Vários fatores podem afetar o carregamento das páginas, como desempenho do servidor, redirecionamentos e tamanhos de imagens.
Experiência mobile
Além disso, é importante considerar a otimização dos sites para a experiência mobile (no celular). De acordo com a Agência Brasil, entre 2017 e 2018, o uso de aparelhos celulares no Brasil como principal meio de acesso à internet subiu para 98,1%. Ou seja, o acesso mobile representa quase toda a experiência de navegação online dos brasileiros.
Portanto, os sites devem ser adaptados e otimizados para dispositivos móveis, a fim de proporcionar uma navegação fluida, intuitiva e eficiente aos usuários.
Confira: Será que seu site é bom?
6. Ignorar as pesquisas por voz e por imagens
Pesquisa por voz
A pesquisa por voz cresceu nos últimos anos, principalmente devido à popularização das assistentes virtuais. Portanto, considere a dúvida do usuário ao escrever um conteúdo com foco em otimização. Ou seja, “como o público que eu quero atingir se questionaria sobre esse assunto?”.
Na busca por voz, as perguntas são mais longas e específicas, pois visam responder uma pergunta de forma rápida e direta. Devido à popularização mais recente deste tipo de busca, desconsiderar a busca por voz também tem sido um dos erros mais comuns de SEO.
Pesquisa por imagem
Da mesma forma, as buscas por imagens são fundamentais para o tráfego do site. Pois, muitos usuários fazem pesquisas visuais para encontrar produtos, referências visuais ou até mesmo obter informações adicionais.
Portanto, ao não otimizar as imagens do site com tags adequadas, descrições claras e alt text relevante, perde-se a chance de aumentar a visibilidade nos resultados da pesquisa de imagens e conquistar tráfego adicional para o site. Aproveite e invista em infográficos informativos, pois eles são altamente compartilháveis entre os usuários.
Aprofunde no assunto e veja: 5 ferramentas do Google para o marketing da sua empresa do setor de saúde ter sucesso
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