Sua empresa investe na comunicação interna? Ou no endomarketing? Apesar de semelhantes, estes dois conceitos são diferentes. Endomarketing e comunicação interna têm como foco o mesmo público: colaboradores internos da empresa. Porém, seus objetivos e práticas são distintos. Quer entender melhor? Continue a leitura e entenda os detalhes de cada conceito.
O que é endomarketing?
A primeira vez que o termo endomarketing foi utilizado foi nos anos 1990 pelo professor Saul Bekin. Em seu livro “Conversando sobre Endomarketing”, ele explica a importância de focar no público interno das empresas e que muitas vezes os colaboradores são esquecidos. Isso pode prejudicar os resultados das marcas.
Ainda, o autor esclarece que endomarketing é o marketing interno da empresa com o objetivo de engajamento e não apenas de comunicar. Isso, por si só, já diferencia o endomarketing da comunicação interna.
Assim sendo, uma ação de endomarketing não é apenas aquele e-mail marketing comunicando mudanças no sistema. Ele engloba ações de relacionamento com os funcionários internos para que haja uma relação saudável e o colaborador se sinta parte da empresa.
Com isso, a organização cria fidelidade de modo que colaboradores trabalhem em prol da marca com melhor alinhamento e integração. É o chamado sentimento de pertencimento. O objetivo é conquistá-los e fidelizá-los, compartilhando valores, visão e propósito da empresa.
Portanto, esse tipo de comunicação pode gerar vantagens para a marca, tais como:
• Aumento da produtividade dos colaboradores;
• Funcionários mais motivados;
• Menor rotatividade de funcionários;
• Melhor clima organizacional.
Mas, para isso, é necessário um planejamento estratégico e diversas ações. É preciso motivar na prática e não apenas com frases. Alguns exemplos são palestras e workshops sobre saúde e comunicações que incentivem hábitos mais saudáveis e que beneficiem o colaborador. Além disso, também podem ser feitos treinamentos e cursos para que os colaboradores possam efetuar suas tarefas com mais eficácia.
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Conheça as atribuições da comunicação interna!
Por outro lado, na comunicação interna o objetivo é comunicar informações mais institucionais. As mensagens podem ser transmitidas por diversos canais, como e-mail, rede social corporativa, mural do escritório etc. São pontos de contato com o colaborador que mostram que a empresa está aberta para o diálogo e é transparente.
Ademais, vale saber que esse tipo de comunicação exige um preparo, uma escolha de linguagem e formatos para informar ações, resultados, programas e metas, sempre de maneira objetiva e clara. Comunicar-se corretamente e com clareza dentro da empresa é muito importante. Nesse cenário, uma boa comunicação interna leva a vários benefícios para a empresa:
- Alinhamento dos colaboradores;
- Divulgação de informação rápida e precisa;
- Agilidade nos processos;
- Credibilidade e transparência da empresa;
- Minimização dos efeitos de crise.
Endomarketing e comunicação interna são aliados
Endomarketing e comunicação interna são estratégias complementares e devem ser aplicadas em conjunto para bons resultados. Isso porque muitas vezes as empresas possuem vários benefícios e incentivos, mas se não houver uma boa comunicação, esses valores não serão percebidos pelos empregados.
Desse modo, independentemente do tamanho da organização, um bom relacionamento entre a endomarketing e a comunicação interna tende a gerar ganhos qualitativos para todos os lados.
Como você está fazendo na sua empresa? Costuma equilibrar essas duas metodologias?