Entre as estratégias e ferramentas do marketing digital, o Google Ads é uma das mais importantes e que pode gerar grandes resultados. Afinal, atualmente, a concorrência no mercado de saúde está cada vez maior. Seja entre profissionais da saúde, operadoras, hospitais ou outras empresas do setor, a presença digital é essencial e competitiva.
E qual empresa ou profissional não quer aparecer no Google? Por isso, investir em marketing digital é necessário para conseguir aumentar sua audiência e número de clientes.
Google Ads x Google orgânico
Ao buscar um serviço de saúde, milhares de brasileiros procuram no buscador Google. Por exemplo, “ressonância magnética preço”, “plano de saúde empresarial” e “clínica de dermatologia” são algumas pesquisas muito comuns no Brasil.
Mas você já reparou que, ao fazer pesquisas no Google, alguns dos resultados que aparecem são anúncios? Eles estão nas primeiras e nas últimas opções da página de resultados, sempre com um selo que diz “Patrocinado”. Veja um exemplo:
Então, de forma resumida, entenda as diferenças entre os dois:
Google Ads
Antes conhecido como Google AdWords, o Google Ads é um serviço de publicidade. Existem vários formatos, como gráficos, vídeos, anúncios de aplicativo, bem como de texto. Esse formato em texto que mostramos antes, por exemplo, é a campanha do Google Ads chamada de Rede de Pesquisa.
Nem sempre é fácil aparecer na primeira página de busca, por isso, é possível fazer links patrocinados, que oferecem grande visibilidade para a empresa e visitas ao site. Esse visual dos anúncios do Google Ads e o lugar que aparecem na busca mudou nos últimos anos. Mas o que mostramos no exemplo acima é a versão atual (2024).
Google orgânico
Os resultados orgânicos são outros, ou seja, aqueles que não foram pagos para aparecer. Para estar na primeira página de forma orgânica, é necessário que o site siga várias regras importantes para o Google, como o SEO.
A sigla, que significa Search Engine Optimization, é a otimização para mecanismos de buscas e consiste em um conjunto de técnicas e estratégias que melhoram o posicionamento do site nos resultados orgânicos. Para saber mais sobre busca orgânica, leia nosso texto “SEO para o segmento de saúde: como aparecer na primeira página do Google”.
Confira também: LinkedIn Ads: como funciona e quais as melhores práticas para empresas do setor de saúde?
Como o Google Ads funciona?
A rede patrocinada do Google é uma ferramenta que traz muitos bons resultados. De acordo com o próprio Google, o Ads “alcança as pessoas certas no momento em que procuram pelo que você oferece”. Mas você sabe como isso funciona?
Na plataforma do Ads é possível fazer campanhas de Rede de Pesquisa, ou seja, criar anúncios de texto sobre sua empresa e comprar palavras-chave para que seu anúncio apareça quando procuram pela palavra comprada.
Se você anuncia na Rede de Pesquisa do Google, seu anúncio pode ser exibido quando alguém procura termos relacionados a uma das suas palavras-chave.
Se o objetivo é gerar leads, por exemplo, esse tipo de campanha do Google Ads é extremamente eficiente. Isso porque é muito mais fácil convencer alguém a contratar seu serviço quando ela já está procurando por isso.
Pode ser muito assertivo, mas para dar certo é preciso definir uma estratégia e seguir várias regras e dicas. Afinal, o mercado é enorme e muitos podem estar comprando as mesmas palavras que você.
Além disso, o valor investido também pode ser um grande diferencial. Para escolher qual anúncio mostrar primeiro, o Google leva em consideração:
- Valor investido;
- Qualidade do anúncio;
- Taxa de cliques (CTR);
- Página de destino.
Outro tipo de anúncio do Google Ads que pode ajudar empresas da área da saúde é o da Rede de Display. Essa campanha normalmente mostra anúncios em forma de imagem em sites ou aplicativos e é ótima para reconhecimento de marca.
Confira também: Anúncios de saúde nas redes sociais: o que é permitido?
9 vantagens do Google Ads
Confira agora alguns dos benefícios de investir em Google Ads:
1. Promoção da sua empresa localmente
A segmentação permite que você exiba seus anúncios em localizações específicas. Por exemplo, se sua clínica fica em Moema, você pode escolher que somente pessoas que moram ou se interessam por esse bairro vejam seu patrocínio online. Assim, o anúncio é mais assertivo.
2. Controle do seu orçamento diário
Nesta ferramenta você pode escolher quanto gasta por mês, por dia e por anúncio. Assim, você consegue controlar seus gastos e priorizar o que for mais importante.
Afinal, como os anúncios são mensuráveis e mostram quantidade de cliques e conversões, é possível fazer alterações e controlar o dinheiro investido de forma mais transparente.
3. É uma ferramenta mais econômica
Anunciar no Google é relativamente mais barato do que em outros meios, como televisão, rádio ou veículos impressos. Além disso, você pode escolher a forma de cobrança:
- CPC, ou seja, pagar apenas quando alguém clica em seu anúncio;
- CPM, pagamento por visualizações;
- CPA, pagamento por resultado.
No entanto, quem paga mais não é quem necessariamente está em primeiro. Ou seja, se os outros critérios, como página de destino e relevância do anúncio, forem melhores mesmo pagando menos, seu anúncio pode ficar na frente do concorrente.
4. Tem resultados mais rápidos
Comparado com SEO, os resultados são mais rápidos, pois leva um tempo para um site provar sua qualidade e ganhar autoridade e links. Já com o Google Ads você começa a receber impressões e cliques imediatamente.
Saiba mais: Conheça 6 erros comuns de SEO que você deve evitar
5. Segmentação precisa de público-alvo
Com o Google Ads, é possível segmentar seus anúncios de forma detalhada, atingindo públicos específicos com base em fatores como idade, sexo, interesses e comportamento online.
Isso garante que seu anúncio seja exibido não só na sua região, como já explicamos, mas também para as pessoas mais propensas a se interessar pelo seu serviço, independentemente de onde elas estejam.
Confira: O que é e como definir de forma estratégica seu público-alvo? 5 dicas
6. Análise e otimização contínuas
O Google Ads oferece uma gama de ferramentas analíticas que permitem monitorar o desempenho de suas campanhas. Com essas informações, você pode ajustar sua estratégia conforme necessário, otimizando continuamente seus anúncios para alcançar melhores resultados.
7. Flexibilidade em diferentes tipos de campanhas
Além dos anúncios na Rede de Pesquisa e na Rede de Display, o Google Ads permite que você explore outros formatos de campanha, por exemplo, anúncios em vídeo no YouTube e campanhas para aplicativos móveis. Isso oferece maior flexibilidade para atingir seu público de diferentes maneiras.
Saiba mais: Veja como funciona o SEO para Youtube e 5 dicas para otimizar seu canal e conseguir mais acessos
8. Aumento da notoriedade da marca
Mesmo que um usuário não clique no seu anúncio, a simples exibição do mesmo contribui para o aumento da notoriedade da sua marca. Isso é útil principalmente em campanhas de remarketing, nas quais anúncios são exibidos para pessoas que já visitaram seu site anteriormente.
Saiba mais: 5 benefícios do remarketing
9. Integração com outras ferramentas do Google
O Google Ads pode ser integrado com outras ferramentas do Google, como Google Analytics, por exemplo, para fornecer insights ainda mais detalhados sobre o comportamento dos usuários e a eficácia de suas campanhas.
Essa integração permite uma análise mais abrangente e a criação de estratégias de marketing mais robustas.
Acesse também: 5 ferramentas do Google para o marketing da sua empresa do setor de saúde ter sucesso
Lembre-se de que é muito importante testar seus anúncios. Quando souber o que está funcionando e o que não está, você pode ajustá-los e testar alterações para o desempenho melhorar.
Afinal, como a ferramenta sempre tem mudanças e a concorrência também muda o que está fazendo, é preciso sempre analisar os resultados e fazer testes para otimizar a campanha.
Mas não é só no Google que você pode e deve investir. O ideal é que você engaje também nas redes sociais, como Facebook e Instagram.
Confira: 8 dicas essenciais para conseguir mais seguidores no Instagram de empresas da área de saúde
Ficou interessado ou ainda tem dúvidas? Entre em contato com a gente e teremos o prazer de ajudar você a ter mais sucesso!